O GESTO DE AMAMENTAR

O GESTO DE AMAMENTAR

O aleitamento materno é uma fonte de saúde, economia, segurança e afeto, principalmente nos primeiros 04 meses de vida, podendo ser prolongado conforme a necessidade e possibilidade de cada família. É uma fonte de saúde, porque protege o bebê de doenças, contendo vitaminas, anticorpos e também por ser de fácil digestão. O leite materno não precisa ser dado em horários rígidos e quantidades regulares e sim conforme o gosto e vontade do recém-nascido. Também dispensa a ingestão de água e sucos. É uma fonte de economia, porque vem direto do produtor ao consumidor e não havendo despesas. É extremamente higiênico, porque não há manipulação de vasilhames, apenas sendo necessária a limpeza das mãos e do bico das mamas. É uma fonte de segurança psicológica para o bebê e para a mãe, porque é um momento de satisfação para ambos, dando continuidade ao relacionamento mãe e filho, quando ligados pelo cordão umbilical durante o tempo de gestação e que só eles podem experimentar. O bebê precisa do cheiro da paz, do amor, do carinho, do tempo e do leite da mãe para crescer com uma cuca legal. A mãe precisa se conscientizar da importância do aleitamento materno e desejá-lo, isto é condicional. É importante que se alimente bem e procure ter uma vida saudável e calma dentro do possível. As preocupações e aborrecimentos atrapalham muito a mulher que amamenta, por isso a família deve cooperar. Eu amamentei meus quatro filhos por um período aproximado de 09 meses. E um médico me disse em uma consulta: procure beber algum líquido, uns 15 minutos, antes de amamentar. Pode ser até um copo de água, isto ajuda muito.

Eu tenho uma história para contar. Meu irmão caçula, o 14º filho, o José, teve uma doença séria no aparelho digestivo, quando recém-nascido e minha mãe já não o amamentava. O médico que cuidou dele, disse a meus pais que somente o leite de peito poderia salvá-lo. E, graças a Deus, nós tínhamos uma tia por parte de mãe, casada com o tio Nuber, que também tinha um filho da mesma idade, e ela o amamentava. Nossos pais pediram para que ela fosse para a nossa casa. E ela foi, e com seu sangue branco salvou a vida do nosso irmão José. Obrigada por sua disponibilidade e amor. Que Deus abençoe sempre a senhora , tia Margarida!

Terezinha em 1978

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 30/05/2019
Código do texto: T6660706
Classificação de conteúdo: seguro