RETRATOS DA VIDA

Eu vim da Banrisul Financeira como advogado (o que sempre fui desde 1970), por abril ou maio de 1990; no início, cedido e, depois, incorporado legalmente ao Banrisul. Coisa de quase 30 anos passados. Em pouco tempo, a geração dos chamados advogados “antigos” do Banco aposentou-se, com pequena diferença de tempo entre seus representantes. Passei, então, a ser o “velho” do Jurídico, depois do Peter Ashton, prestador de serviço e que foi meu Professor na UFRGS, e do Lontra, incorporado ao Banrisul em 92, proveniente do BADESUL, também ex-colega da UFRGS e do Banco Crefisul. Eu lecionava Direito Constitucional na PUC, onde jamais me consideraram veterano, pois havia muito Professor bem mais experimentado, nos primeiros anos da minha lida no magistério superior (em 76 fui tenro Professor na Ritter). Tenho assistido a muitas aposentações de “antigos” advogados do Banco, que já me achavam “curtido” logo que ingressei e que eu então ainda os considerava piás. Coisas da vida. Não teria a menor vontade, mas tenho a impressão de que teria fôlego para ainda agora retomar tudo de onde parei. Seria assim mais fácil de me etiquetarem como “velho”. As famílias de namoradas que tive aos 50 anos tinham-me na conta de “muito rodado”, em vista da certidão de nascimento. Mas fiz muita coisa depois. Quando comecei a namorar Andréa, minha atual e definitiva esposa, aos 56 anos de idade (ela com 33), algumas amigas suscitavam dúvidas e apreensões pela minha idade. Passaram-se já 16 anos de inúmeras aventuras e realizações e “La nave va”. Alguns menos rodados daquela época, talvez até regulem comigo nas impressões de aspecto físico e mental, ou não estejam tão longe disto. Enfim, ninguém tem bola de cristal e o futuro é incerto. Preconceito nunca é positivo. Concordo, alguns amigos dizem-se surpresos por eu ter vencido bem o tempo, ATÉ AGORA, depois de tantas e tantas empreitadas. Mas, sempre apostei na minha energia e já me dou por satisfeito, EM PARTE. O que se aprofundou em mim foi mais a preguiça, o comodismo: tenho sérias dúvidas quanto à influência decisiva da idade. Pode ser. Ou não.