SANTOS OU LOUCOS

odo santo tem atitudes de louco.

E todo louco, às vezes, parece santo.

É que ambos se alienam do mundo material em que vivemos em busca de outro mundo mais interno e perfeito.

Mas há diferenças fundamentais.

O Santo se envolve numa áurea de amor, olha para todos com carinho e compreensão, sempre perdoa e faz da reconciliação o seu lema.

O Louco pensa que é perfeito, que todos à sua volta estão errados, quer que todos sejam iguais a ele, é julgador e carrasco ao mesmo tempo.

O primeiro vive o mandamento do amor, ensinado por Cristo.

O segundo está sempre cheio de rancor, revoltado com a possível imperfeição do próximo.

Reconhece-se o Santo-Louco por ele ser capaz de renunciar aos prazeres humanos, por mais justos que sejam, por amar aos seus inimigos, para servir a Deus e ao irmão e por se considerar sempre pecador.

Identifica-se o Louco-Santo por sua violência e desamor, por se achar um profeta do Apocalipse, por estar sempre excluindo os que considera maus, e por se considerar sempre santo.

Jesus Cristo foi um louco aos olhos humanos de muitos. Mas sua loucura-santa nos levou a construir um mundo de mais amor e fraternidade.

Os que pretendem seguir a Cristo devem tê-Lo como modelo.

Ou serão simplesmente loucos.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 02/06/2019
Código do texto: T6663095
Classificação de conteúdo: seguro