PERSONALIDADE POR VEZES É ESQUECIDA

Personalidade é algo todos levamos em nosso interior...

É possivel disfarçá-la durante algum tempo, mas,

mais cedo ou mais tarde ela aflora, mostrando

como somos, conforme nossos cromossomos...

Osculos e amplexos,

Marcial

PERSONALIDADE POR VEZES É ESQUECIDA

Marcial Salaverry

A grande verdade nos mostra que todo ser vivente tem seu jeito de ser, e é o que se chama de personalidade. Como por razões diversas algumas criaturas abdicam de sua real personalidade, vamos tentar definir exatamente o que poderá ser considerado como “falta de personalidade”, e porque isso acontece...

Vamos por partes. Personalidade, é exatamente o que cada pessoa tem em seu interior, e que deveria comandar seus atos. É basicamente o que define uma pessoa, e que permite distingui-la de outras. Cada indivíduo tem sua personalidade, uma determinada maneira de encarar a vida, gostos definidos sobre muitas coisas. Seu modo de viver, enfim.

Contudo, é importante que saibamos moldar nossa personalidade, adaptando-a a certas necessidades da vida. Por exemplo, se gostamos de vida noturna, e de bebidas alcoólicas e, por circunstâncias diversas tivermos que morar na Arábia Saudita, teremos que amoldar nossa personalidade aos hábitos locais, caso contrário, não teremos boa vida lá.

E se acontece algo assim, é preciso entender que são mudanças necessárias que precisamos adotar, sem que se possa dizer que não temos personalidade, ou que dela estamos abdicando. Pelo contrário, mostramos te-la, sabendo amoldar-nos a certas situações irremediáveis.

Meu sábio amigo L’Inconnu, passou-me uma mensagem muito interessante, que pode definir bem o que pode ser a tal da” falta de personalidade”. Vejamos:

"É fácil aceitar os limites que lhe são impostos pelas outras pessoas ou por circunstâncias ao seu redor..."

Uma coisa foi a situação mostrada acima, quando uma necessidade de mudança de vida provocou uma mudança temporária de nossa maneira de viver, sem afetar nossa personalidade, que prosseguirá sendo a mesma, pois apenas nos adaptamos à uma maneira de vida do País aonde fomos viver. É mais fácil nossa adaptação aos costumes do País, do que o inverso...

Contudo, existem pessoas que simplesmente abdicam do seu direito de falar, ou de agir, apenas aceitando as diretrizes que outras pessoas venham a impor em sua vida. É-lhes mais fácil submeter-se a alguém que lhes direcione os passos, do que fazer valer sua vontade interior.

Como exemplo, podemos citar o que ocorre em muitos relacionamentos, quando por conveniência, ou por fraqueza, um dos parceiros cede totalmente à vontade do outro, deixando-o conduzir sua vida. Entrega-se ao sabor da vontade de sua parceria, por fraqueza de espírito, por falta de personalidade, e para “não entrar em choque”, submete-se, tornando-se uma pessoa apática, sem vontade própria. Não consegue sequer pensar, para não ter que discutir. Apenas para manter a aparência de paz dentro de casa. Mas é uma falsa paz, que poderá ser quebrada a qualquer momento...

Essas situações não são interessantes para nenhum dos dois lados. Primeiro porque a personalidade sufocada, um dia poderá dar o grito de independência e quebrar os grilhões que a prendiam ao dominante. E isso sempre poderá trazer consequencias desagradáveis para ambos os lados. A paz era tão falsa, que vira guerra...

Uma coisa que sempre torna um relacionamento saudável, é a troca de interesses, é a convivência das personalidades que, por mais afínicas que sejam, sempre terão pontos conflitantes. Isso seria exatamente a aceitação mútua de virtudes e defeitos, ajustando-se como peças de engrenagem, e é muito importante que estas arestas sejam aparadas, que os pontos de conflito sejam discutidos, sempre de maneira racional e saudável, sem imposições, sendo importante que se chegue a um consenso, e que aquele que estiver com a razão saiba demonstrá-la, e que o outro lado saiba aceitar o fato, lembrando-se de que é mais sábio mudar de opinião, sob argumentos irrefutáveis, do que tentar manter sua opinião, mesmo que errada. Isso não é personalidade. Personalidade é ter a sabedoria de aceitar mudanças para melhor, o contrário, será teimosia pura e simples, cabendo outra frase de L’Inconnu: "Somente os sábios sabem mudar de opinião... Os burros, teimam."

Tem falta de personalidade aqueles que simplesmente sabem dizer “Amen” para tudo que lhes é imposto, sem jamais tentar ao menos expor seu ponto de vista. Nada sabem, de nada participam, limitam-se a seguir orientações que lhes são impostas. Passam pela vida, sem vive-la como certos rebanhos que seguem diretrizes políticas sem mesmo saber porque o fazem, apenas acatando e aceitando as ordens que "vem de cima", seguindo o que os "chefes" mandam...

Temos que ter o discernimento necessário para saber separar as coisas. Saber quando podemos e devemos mudar algo em nossa maneira de ser, e quando devemos mostrar nosso ponto de vista, nossa maneira de ver as coisas. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Nem dominador, nem dominado. Devemos ter a sabedoria necessária para viver e conviver com aqueles que nos são próximos, sempre sabendo observar que os direitos e deveres andam de mãos dadas.

E isso, crianças, consegue-se com muito diálogo, com muita troca de idéias, com muita PERSONALIDADE.

Vamos sempre procurar viver bem e em paz, tendo, para tanto, UM LINDO DIA, procurando sempre repeti-lo, sem abdicar de sua personalidade, e tampouco querendo impo-la à força......

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 06/06/2019
Código do texto: T6666170
Classificação de conteúdo: seguro