ESSA GENTE 'MUDERNA'

74502

Terça-feira, 11 de Junho de 2019

Em nosso dicionário/vocabulário existe um termo chamado de retrógrado. E ele possui mais de uma interpretação/significado. A primeira diz que uma pessoa tem ideias conservadoras, antiquadas, ou ainda passadas de moda.

Já numa outra interpretação sobre o mesmo termo,pode-se referir a um movimento. Porque se refere àquelas pessoas que tem ideias antigas, também comportamento de tempos passados. Enfim, alguém que possa ser considerado atrasado, defasado ou obsoleto. Mas também um reacionário.

Oras, como se diz no popular: "nem tanto, nem tampouco". Não nos precipitemos em nenhuma análise apressada sobre alguém. Isto para que não caiamos em equívocos. Porque a evolução dos tempos e da vida andam promovendo e provocando situações enganadoras e, principalmente, perigosas.

Explica-se, pelo menos de forma parcial, digamos: toda essa modernidade, disponíveis para todos, num primeiro plano carrega um lastro pesado de custo. Pode-se, até de brincadeira, dizer que neste nosso presente, pagamos até para cuspir.

Mas parece que o ser humano possui um grau de inocência maior do que o deveria possuir. Vai atrás de propagandas, onde grande parte delas é enganosa. E a princípio, todas carregam em seu bojo férteis oferecimentos de facilidades. E é aí que mora o perigo.

Pode-se pegar, por exemplo, uma operadora de celular. Ela oferece mil e uma vantagens para seus usuários/clientes. Uma delas é oferecer transmissões gratuitas em seus serviços. E tem gente que acredita piamente nisso.

Mas cabe uma pergunta imediata: quem é que absorve tal custo? Principalmente partindo de uma multinacional estrangeira, quase sempre europeia), que presta serviços num país como o nosso, o Brasil, que ainda carrega um lastro imenso e pesado de subdesenvolvimento.

As facilidades que quaisquer delas oferecem são, sim, verdadeiras arapucas. E uma delas é o tal de débito em conta corrente, onde o inocente quase sempre esquece de checar todos os valores debitados em sua conta. Então, elas resolvem errar, incluindo valores a mais na conta do aparelho.

Naturalmente que quando alguém percebe tal tipo de manobra, terá uma tremenda de uma dor de cabeça para reverter tal situação e valor. A primeira dificuldade é ter que encarar esse tal de menu eletrônico que elas usam. Perde-se um tempão até se chegar no assunto que se quer resolver.

O pior é que quase todo mundo acha essa porcaria uma coisa moderna e sensacional. Perde-se um tempo terrível nisso. E lembro-me bem que alguns anos atrás os americanos criaram uma sigla, TED, que dizia: tempo é dinheiro. Mas parece que essas multinacionais esqueceram dessa ideia ou então querem é dar canseira nesse povo atrasado.

Mas voltando ao início, o termo retrógrado ali usado pode ser muito bem considerado como uma paradoxidade (desculpem o mau jeito) em nosso país. Porque o que há de gente atrasada nele, mas se sentindo fenomenal, não é brincadeira. E nesse aspecto, busco tomar muito cuidado para não incluir-me nessa mesma situação, presunções à parte.

E não se preocupem: existem milhares de outras arapucas sendo usadas contra os mudernos (com U mesmo, para classificar os pseudos modernos e atuais). E eles estão felizes da vida!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 11/06/2019
Código do texto: T6670044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.