BIDU SAYÂO

“Bidu Sãyão, brasileira, 1906. Cantora lírica, foi a mais famosa cantora lírica brasileira. Seu talento precoce levou a pequena carioca a estudar na França aos 16 anos. Voltou ao Brasil para apresentações consagradoras entre 1926 e 1927. Depois cantou na Argentina, na Italia e Estados Unidos. Em 1930. O maestro Toscanini contratou Bidu Sayão para integrar a Orquestra Filarmônica de Nova York. Em 1937 foi para o Metropolitan Ópera house. Sua fama nos Estados Unidos era tão grande que recebeu um convite do presidente Franklin Roosevelt, para fazer um recital na Casa Branca em 1938. Suas interpretações mais famosas foram Norina, da ópera Dom Pasquale, de Donizetti Susanna e Zerlini, de As bodas de Fígaro, de Mozart.

Anunciou sua retirada da vida artística em 1957, mas só se despediu realmente um ano depois, por insistência do maestro e compositor brasileiro Villa Lobos, gravou a , Floresta do Amazonas, no Carnegie Hall em Nova York.”

Bidu Sayão é mais uma celebridade dos “Que Fizeram o Século 20.”

Muito antes desta publicação sobre Bidu Sayão,eu tinha conhecimento desta grande cantora lírica.

Precisamos valorizar nossos artistas e não ficarmos na onda do complexo de “Vira Lata”.

Lair Estanislau Alves.