A força da mulher

Nos últimos anos, a mulher tem se destacado em todos os setores da sociedade, além disso, tem mostrado sua força como uma das maiores lutadoras em prol do bem estar da humanidade, sua coragem não se dá somente dentro dos seus lares, elas estão nas ruas, nos palcos, nas escolas, nas empresas, nas igrejas, nas praças, sempre evidenciando sua voz e seu valor, o mundo está vivendo a era do empoderamento feminino, um dos termos que mais tem se ouvido falar nos últimos tempos, as pessoas podem até pensar que ele está na “moda” , na verdade o poder da mulher nunca esteve tão expressivo como está hoje, em contra partida nunca se viu tanta violência contra a mulher, criou-se inclusive o termo feminicídio, que significa a violência extrema contra a mulher, nos últimos anos elas estão sofrendo demasiadamente, infelizmente são noticias diárias de agressões, mortes e assédios, mas a força que cada uma traz consigo é divinal e fenomenal, elas estão assumindo muitos papéis dentro da sociedade, isto é, a mulher vem ganhando a cada dia a posição de protagonista na sua vida e na sociedade, buscando realmente o seu lugar e os seus direitos, e o mais lindo, tudo de forma democrática, promovendo a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia, isso é força, é direito de sonhar e ter um lugar ao sol, no inicio esse empoderamento começou a ser utilizado principalmente por movimentos sociais, entre eles o feminista, que tem como objetivo divulgar os direitos das mulheres, na verdade, a ação de empoderar busca levar de forma consciente a população, informações precisas sobre a situação de desigualdade em que elas estão inseridas e, assim, contribuir para que possam conquistar direitos e diminuir índices de feminicídio e preconceitos, a pesar de restar um longo caminho a ser percorrido, a luta das mulheres por seus direitos e garantia de cidadania produz belíssimos resultados. No decorrer dos tempos tantas leis foram criadas para ampará-las, tantos tabus foram quebrados, conquistas alcançadas, mudanças na legislação, a voz da mulher criou força, criou-se politicas publicas, o feminicídio foi convertido em crime hediondo, apesar de tantas conquistas e vitórias, o preconceito, a violência, desigualdade salarial, assédio moral e sexual nos ambientes de trabalho e dentro dos próprios lares continuam, mas o sonho também continua, o salto, o batom, a elegância, a ternura, tudo isso são fatores que as abraçam, pode o tempo passar, adversidades surgirem pelos caminhos, mas elas jamais perderão o brilho e a coragem de ser MULHER.

Texto: Elza Melo

Titular da cadeira Nº 11 da ACLA – Academia Capanemense de Letras e Artes

Capanema, 08 de março de 2019

Elza Melo
Enviado por Elza Melo em 13/06/2019
Código do texto: T6672155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.