Por que um casamento acaba?

Por quê um casamento acaba?

As Estatísticas dizem que, no Brasil, os casamentos duram uma média de 15 anos. As pesquisas apontam vários motivos para isto, entre eles está o fato de casais terem-se casado antes dos 20 anos, ou seja, a maioria das pessoas que se casam antes dos vinte anos vão se separar; além deste motivo, também está o nível de escolaridade diferente, desse modo, casais com níveis de escolaridade muito desigual tendem a se separar também.

Se formos, pesquisar e enumerar encontraremos vários motivos, mas com certeza, um dos fatores que mais fazem o casamento desbotar-se é a falta de diálogo.

Com o tempo, as pessoas deixam de ser novidades e os assuntos são os mesmos para ambos os envolvidos. Assim sendo, os cônjuges são capazes de passar horas conversando ao celular ou mesmo se encontrar com amigos e conversarem e rirem, mas ao chegarem em casa se transformam em montanhas de gelo, tornando-se cada vez mais longe do que seria um casamento saudável.

O diálogo, além do amor, é combustível para o casamento, e, por vezes, é necessário uma atitude consciente nessa direção. O diálogo deve ter uma base muito simples para dar certo: ouvir um ao outro sem julgar.

Certa vez, uma mulher chamou o marido para conversar, e, depois de terem conversado e ela abrir-lhe o coração, o marido olha para ela e diz:

_ Você é muito autoritária. E isso não é culpa sua, é o seu jeito.

Aquela mulher sentiu-se triste e mais sozinha do que se sentia antes,porque ao invés de o marido ouvir o seu pedido de socorro, o que fez foi julgar o seu jeito de falar. Obviamente, ela se retraiu e eles se afastaram um pouco mais.

O casal precisa ter sabedoria e coração aberto para dialogarem sobre o que não está bem, entendendo que não é uma audiência, logo as palavras acusatórias devem ser deixadas de lado. Além disso, ser transparente quanto ao que está sentindo ao invés de guardar mágoas.

Outro motivo para divórcio é a rotina tediosa. Muitos casais deixam de sair, de se divertir e tornam-se chatos.

Sair, passear, ir além dos umbrais da porta da própria casa, pode funcionar como uma vacina contra a paralisia conjugal.

Fazer planos juntos e executá-los, ter uma atividade em comum, quer seja um curso de dança, quer seja um simples hábito de fazer caminhada juntos pode sim contribuir para um casamento saudável.

Se o casal não tem dinheiro para ir a um restaurante francês, por que não comer um cachorro quente ou tomar um sorvete juntos?

Enfim, muitas são as razões que acabam com o casamento, mas também são muitas as razões que podem restaurar um casamento.

Existem inúmeros livros voltados para essa área, um pouco menos de tempo em redes sociais vendo mensagens que não contribuem muito e um pouco mais de busca por informações sobre como melhorar a vida conjugal há de ser muito interessante para quem sabe que seu relacionamento precisa ser chacoalhado positivamente.

Claudia Nunas
Enviado por Claudia Nunas em 15/06/2019
Código do texto: T6673910
Classificação de conteúdo: seguro