Julgamento de Sócrates

Uma amiga, professora de história e geografia, mas o cão chupando manga em literatura e filosofia sempre que nos encontramos, junto com outros amigos, fala sobre o julgamento de Sócrates, o filósofo que foi vítima de um julgamento viciado e fascista montado por invejosos cruéis, um deles Meletos. Ela detalha o clima, a inveja que Sócrates despertava e a reação dos fascistas da época, dos que acusavam, julgavam e condenavam sem provas cabais, baseados apenas e mentiras e numa tal convicção fascista.

Adoro quando ele relembra parte do discurso de Sócrates durante o julgamento faccioso (até já decorei o trecho que recitado por ela fica muito lindo). Vou transcrever o que disse Sócrates:

"Senhores, já fui muito longe para me defender das acusações de Meletos. Não estou aqui para falar em meu benefício, mas no vosso. Se tivésseis a sabedoria de esperar mais um pouco, vosso desejo de me extinguir seria satisfeito pela própria natureza. Tenho setenta e dois anos - sou bem velho como vedes - e não muito distante do fim. Se me matardes agora, porém, todos os detratores de Atenas se apressarão em gritar que matastes Sócrates, um sábio. Pois sempre que quiserem vos atacar me chamarão de sábio, mesmo que não achem. Serei condenado nao por corruptor mas pela inveja e perfídia dos ambiciosos, que tem provocado a morte de tantos varões íntegros e pelos séculos afora provocarão a morte de muitos mais. Não podeis me ferir, porque não podeis me atingir. Podeis apenas matar-me, exilar-me, ou cassar meus direitos políticos. Mas eu não sou o primeiro e não há pperigo de ser o último".

Quando relembro essas palavras de Sócrates sempre concluo que Meletos fez escola. Os julgamentos facciosos e fascistas sempre existiram. Mas os algozes e fascistas são sempre execrados pela história. Quem é hoje Meletos? E quem é Sócrates? Este é glorificado, aquele execrado. A história não perdoa os fascistas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/06/2019
Código do texto: T6675760
Classificação de conteúdo: seguro