Drogaria do Mal

As drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, é o câncer que destrói a humanidade, até ai estou falando o óbvio. O combate se torna difícil com a montanha de dinheiro, corrompendo a quem deveria combatê-la. É claro que não se pode generalizar, há órgãos de repressão ao tráfico que estão em campo de combate, mas sempre há as maçãs podres no meio das sãs. Veja bem, já li que houve tráfico de drogas no Congresso Nacional, inclusive servindo de piadas para humoristas e chargistas, como se drogas fossem senadores e deputados. Um político há alguns anos fora denunciado como usuário de cocaína pelo próprio irmão. Um outro político de expressão nacional, fez infeliz declaração de que na adolescência dava uns traguinhos num “fininho” de maconha. Corre um boato a boca pequena que um certo político exercendo um cargo importante é usuário de cocaína. Como investigar e prender traficantes , quando autoridades dependem deles?

Uma prática policial que nunca aceitei, é de policias usarem drogas para facilitar a penetração no meio de traficantes, para identifica-los e prendê-los. Será que não existe um outro método mais inteligente?

Há alguns anos tive contato com um ex preso, ele me contou que por ter sido viciado em droga, entrou no tráfico para manter o vício, depois fez tratamento e livrou-se das drogas. Mas o mais escabroso de sua história, foi quando preso, dois policias ficavam em frente a sua cela cheirando cocaína e sadicamente diziam; “ Você não pode né cara!...”

Nessas alturas do campeonato, o mais sensato seria a descriminalização, como já é o caso álcool e tabaco. O tráfico de drogas, é sem dúvida uma fonte de corrupção.

Pode ser uma frase polêmica, mas quando tenho oportunidade digo-a; cada um tem o direito escolher como quer morrer, muitos morrem com as drogas, outros morrem pelas drogas.

Com o traficante adquiri-se a droga do mal, nas farmácias a droga do bem.

Esta crônica foi enviada para diversos jornais do Brasil. Em 2001.

Lair Estanislau Alves.