"O Bolsonarista, o petista e o imparcial"

Imagine-se você, amigo imparcial, chegando em um botequim chamado "Recanto dos companheiros", e nota que, em uma das mesas, quatro sujeitos barbudos trajando camisetas vermelhas olham para a TV enquanto degustam uma porçãozinha de mortadela, bebendo uma branquinha. Enquanto isso, a TV Globo exibe o Jornal Nacional, quando Willian Bonner então noticia o vazamento das conversas interceptadas ilegalmente entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol . Você vai ouvir os caras dizerem que Lula foi preso ilegalmente, que o ex-presidente foi vítima de uma conspiração, que as provas contra ele foram forjadas e que a liberdade do petista é coisa de tempo. Olha, para não correr o risco de ser achincalhado e tomar golpes de foice e martelo, é melhor calar a boca e evitar dizer que as coisas não são bem assim, que uma coisa é uma coisa, e outra coisa, é outra coisa. Melhor tentar dirigir-se a outro bar!

E aí, na próxima esquina, você vai ao bar "Reacionários", onde na mesa do canto, quatro sujeitos trajando camiseta pirata da seleção brasileira saboreiam uma porção de coxinhas e bebem suquinho de laranja com adoçante. Contrastando com a frescurite, você observa que todos os sujeitos portam armas nos respectivos bolsos de suas calças jeans. Assistem ao mesmo jornal e à mesma notícia exibida no bar anterior. Eles vão dizer que Sérgio Moro é um patriota e que está sendo vítima de um complô envolvendo a mídia e a oposição. Dirão que as suas mensagens trocadas com os promotores do Ministério Público não tem nada de comprometedoras. Você fica até com vontade de argumentar algo, mas por medo de tomar uma coronhada na nuca, vai pra casa e tenta escrever algo na internet.

Chega em casa e manda a lenha no teclado do computador. Escreve que aquelas trocas de mensagens, do ponto de vista técnico-jurídico, são inadmissíveis, que não pode haver colaboração mútua entre quem julga e quem investiga, e que aquilo tudo dá margens para interpretações dúbias sobre as apurações dos fatos. Diz que áudios vazados anteriormente pelo mesmo Sérgio Moro quebraram sigilos, pularam etapas e que tal conduta também foi inconstitucional, assim como o seu celular, que foi invadido ilegalmente por hackers. Explica que, na sua opinião, Sérgio Moro deveria ser afastado do cargo, e que, se ambicionava uma cadeirinha no STF, pode esquecer!

Porém, a contraponto, diz que os corruptos presos pela Operação Lava Jato não têm porque ficarem eufóricos, pois as provas apresentadas contra eles são contundentes, e esperar uma saída do chefe-mor da quadrilha por conta disso, é absurdo. Expõe, enfim, que se Moro precisa sair do Ministério da Justiça, Lula precisa continuar na cadeia! É assim que deve ser, pois você ao menos tenta ser imparcial, sem fanatismo, tentando analisar os fatos com alguma racionalidade e não com o fígado.

Depois do texto escrito, é só aguardar foiçadas, marteladas e coronhadas do mundo virtual!

* O Eldoradense