CRÔNICA: OBRIGADA, OBRIGADO, OU OBRIGADO EU?

CRÔNICA: OBRIGADA, OBRIGADO, OU OBRIGADO EU?

Elenides Francisco de Freitas (UEMS-PPGLETRAS)

elenidesfreitas@hotmail.com

Marlon Leal Rodrigues2

marlon@uems

A origem da palavra obrigado como forma de agradecimento vem do Latim Obligatus, particípio do verbo Obligare que quer dizer ligar ou amarrar. Na linguagem Jurídica, obrigado é também um substantivo que significa um sujeito passivo de obrigação, isto é, de uma dívida ou outro compromisso contratual. Em meio a estas indagações e significâncias, às vezes me deparo com situações inusitadas de como as pessoas vêm utilizando como forma de devolver um agradecimento, a expressão obrigado eu. Isto é instigante, pois me leva a refletir as várias formas de devolver um obrigado, ou obrigada, logo é pertinente analisar o seu significado.

No dicionário de Língua Portuguesa de Gama Kury (2001), a palavra no seu sentido etimológico comporta vários significados. Neste sentido, a palavra obrigado é um adjetivo, na qual representa em sua significação no sentido amplo da palavra: imposto por lei, pela arte, pelo uso, pela convenção , necessário, forçado, grato, sujeito a divida, fórmula de agradecimento. Sabe-se que o costume que as pessoas têm de agradecer, consta de longas décadas. Não se sabe ao certo quais foram os motivos que fizeram com que as pessoas desenvolvessem esse hábito. Para os filósofos, foi um valor dedicado e praticado pelas pessoas como uma troca de favores, ou por algo realizado. Entende-se que a forma comporta enquanto gênero, o masculino e feminino. Neste sentido, as mulheres devolvem o agradecimento, trocando a vogal o pela vogal a, neste caso as mulheres respondem obrigada, e os homens obrigado. Em meio às mudanças e acréscimos na língua, o que vem aparecendo nos discursos do cotidiano é a forma devolvida pelo falante do então inovado Obrigada (o) Eu.

Fico sem entender esta nova forma de devolver um agradecimento, e me pergunto: obrigado eu a quê? A impressão que tenho, é que a pessoa ao responder o agradecimento com esta indagação se coloca no lugar do sujeito, na qual representa uma imposição, uma ordem, ou seja, ele está sob a condição de fazer algo obrigado, sob pressão, ou uma coisa que foi imposta a ele. Analisando estas formas de agradecer, o falante se sente na obrigação de devolver um Obrigado Eu! Com este pensamento, comecei a questionar algumas pessoas do meu convívio á respeito das duas formas de agradecimento, e para a minha surpresa as mesmas também consideram estranhas, algumas umas delas, acham que essa é a forma correta, outras ainda aderem à forma tradicional.

Nestes termos vislumbra-se um impasse, de se considerar qual a melhor maneira de agradecer. Mediante a essas indecisões sobre a língua (portuguesa), infere-se então que a Língua Portuguesa na sua diversidade acrescenta-se a cada época novas palavras e outros vocabulários. Com este entendimento, não se pode afirmar que esta palavra já conste em dicionários, pois é o uso que faz a norma, e se em meio às dúvidas de como pronunciar a forma correta de agradecer, se com obrigado ou obrigado eu se formalizar como a norma culta da língua mesmo sendo estranha para alguns, vai perdurar certo tempo para ser considerado como certo. Sendo assim, com insistência se faz necessário analisar a construção do obrigada eu. Conforme o Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1986), o mesmo é uma construção elíptica resumida com significados de Por nada, ou seja, a expressão revela o sentido de que eu é que me sinto obrigado a você. Por fim, dentre tantas variações, os discursos continuam, e sempre haverá pessoas que responderão: obrigado, obrigada, ou obrigada eu, desconsiderando qual é a forma correta, já que o que importa para eles é agradecer.

Neste sentido, até a minha audição se acostumar com esta prática de agradecimento, usarei o tradicional obrigado e ou obrigada, sem menosprezar o obrigado eu, e quem sabe persistindo esta prática, o mesmo venha a se tornar ou fazer parte do meu repertório de discurso em outras instâncias . Outrora, o obrigado eu, ainda não se manifesta com outros usuários da língua, neste caso estou inclusa. Diante deste desacerto, quem sabe remonta a mesma dúvida de qual forma é a correta, pois na opinião de algumas pessoas indagadas, as mesmas também consideram estranha esta forma de agradecer. Neste sentido, persistindo o uso e com o decorrer dos tempos, possam outros sujeitos ser provocados a descobrir o que é certo, se obrigado eu, obrigada e ou obrigado. Por hora, esta dúvida permanece!

Referências

KURY. Adriano da Gama. Mini Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2001.

BUARQUE. Aurélio. Holanda de. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1986.

elenidesfrancisco de freitas
Enviado por elenidesfrancisco de freitas em 04/07/2019
Código do texto: T6688133
Classificação de conteúdo: seguro