RELATIVO VERSUS ABSOLUTO

RELATIVO VERSUS ABSOLUTO

BETO MACHADO

Tive observando, à luz da psicologia política, o “salto de qualidade” demonstrado pelo eleitor brasileiro, no tocante ao interesse por assuntos políticos. Houve uma espécie de soerguimento nas participações do povo em ambientes presenciais ou digitais, por onde exalam, circulam ou fervilham atividades políticas. 99% dessa mudança, “essa evolução” devemos às redes sociais.

Grande percentual dos debatedores e comentaristas da internet, antes da existência da rede, jurava ser apolítico. Hoje, muitos se arvoram conhecer mais de ideologias que os cientistas políticos. E mais: se consideram donos e protetores monopolistas da verdade. Seja ela absoluta ou relativa.

Como meu espírito e minha alma são alimentados por música, empreendo um pequeno esforço para analisar alguns incongruentes comentários, indesejáveis, na minha página, porém, aceitáveis por meu ego racional e me remeto aos anos setenta, quando eu e meu parceiro musical Zé Carlos Vovô freqüentávamos o programa do ADELSON ALVES – O AMIGO DA MADRUGADA, ainda na Rua do Russel, na Glória.

Na época, Adelson produzira um LP do Conjunto Nosso Samba. Nesse disco tinha um lindo samba de autoria de Nelson Rufino, de nome JANDIRA. Quem detivesse a atenção na capa e nos encartes onde continham as letras e as fotos, imaginaria JANDIRA uma canção de amor ou de desamor. Mas que nada... A poesia desse samba mostra, sub liminarmente, a inclinação que, nós, brasileiros, temos pelo relativo em detrimento do absoluto. Desde que nos seja conveniente.

Como eu gostaria de colocar as expressões (salto de qualidade) e (essa evolução) totalmente despidas das aspas. Mas vamos seguindo... E, pra não deixar os amantes da boa música com água na boca, eis a letra (poesia) do NELSON RUFINO.

JANDIRA,

EU VOU CUSTAR PRA ME ESQUECER

DAQUELE SAMBA QUE VOCÊ

CANTOU PRA MIM

QUANDO A MADRUGA IA EMBORA

JANDIRA,

AQUELE SAMBA TEM UM QUÊ

QUE A GENTE GOSTA SEM QUERER

SEM MESMO ATÉ ANALISAR A POESIA

DEPOIS QUE A GENTE VÊ

O QUE VOCÊ TENTOU DIZER

A GENTE VÊ

QUAL A RAZÃO DO SEM QUERER

EU ME LEMBRO DE UMA PARTE

EM QUE VOCÊ FAZ BEM QUESTÃO

DE DIZER QUE A MENTIRA

TEM SEU DIA DE RAZÃO

E QUE EM TODO MAL EXISTE

ALGO BOM PRA SE TIRAR

ASSIM COMO NA BONDADE

TEM O QUÊ SE CONDENAR

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 05/07/2019
Código do texto: T6689109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.