FANTASIA: FUGA OU RECUO ESTRATÉGICO

As crianças entendem bem sobre fantasia. Sempre que se sentem agredidas buscam refúgio nesse mundo de imaginação onde se sentem protegidas e ali recuperam as forças para enfrentar o mundo real. Têm amigos que só elas vêem: o amigo invisível, o seu anjo da guarda, papai Noel e tantos outros que conseguem conceber. Elas têm em meio a essa imaginação um lugar secreto, do qual pouco falam quando perguntadas, mas que reflete em seu sorriso enigmático e olhar faiscante.

Crianças, maravilhosas crianças, que desde cedo já sabem defender seu coração e sua mente mergulhando nas águas profundas e refrescantes da imaginação.

Quando crescemos, aos poucos vamos esquecendo desse mundo interior, substituindo-o pela dura realidade da razão adulta. É como entrar no deserto sem ter a possibilidade de encontrar o oásis.

E assim a maioria dos seres humanos torna-se fria e racional, deixando aquela parte do cérebro onde se forma a fantasia, completamente desligada e sem uso.

Mas há os que nunca desistiram de sua alma de criança e por isso jamais perderam esse cantinho maravilhoso mental, pelo qual se pode ver o mundo sempre colorido e por onde desfilam nossos sonhos.

Há ainda aqueles que depois de muito sofrerem, redescobrem o seu maravilhoso mun do interior e assim resgatam a sua alma de criança.

Da mesma forma como é fácil identificar uma criança, também se identifica a pessoa que consegue, apesar da maturidade, viver a divina fantasia. São pessoas de olhos meigos e sorriso constante; de voz macia e persuasiva; solidárias e que nunca conseguem dizer não; sempre prontas a acreditar, sonhar e se alistar numa causa humanitária. São pessoas de caráter e que sempre se preocupam com o outro antes de pensar em si mesmas. Infelizmente, como as crianças, são facilmente enganadas, mas nunca desistem de seu mundo utópico, porque nunca desistem de seus semelhantes.

Sua defesa será sempre esse lugar chamado Fantasia onde se refugiam e se fortalecem.

Será isso uma fuga ou um recuo estratégico para beber da fonte da verdadeira água da vida?

Aqui do meu cantinho mental, do meu lugar de fantasia onde é sempre primavera, onde desfilam todos os personagens encantados próprios do mundo da criança, resolvi escrever esta página para me confraternizar com os que vivem como eu, e principalmente para lançar um raio de luz em todos os que vivem nas trevas de sua pobre razão.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 07/07/2019
Código do texto: T6690579
Classificação de conteúdo: seguro