Afetividade e Aprendizagem

" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas",diz o livro "O Pequeno Príncipe". Uma das frases mais reflexivas de todos os tempos. E emblemática também, pois poucas pessoas entendem realmente a sua essência , ficando o autor meio ofuscado.

A palavra cativar vem do latim cativare, que significa conquistar, aproximar algo ou alguém ou ambos. E está intimamente ligada a afetividade, ao gostar. Só muda de faixa etária a sua intensidade.

A nossa vida moderna está onisciente e omitindo a afetividade em nossas crianças e jovens,causando vários problemas de desequilíbrio educacional e comportamental ,pois a família perdeu-se nos horários de trabalho,deixando para a escola o papel de ensinar.

A escola no papel de ensinar está sobrecarregada de horários , tarefas a cumprir,a tal burocracia da papelada exigida pelo governo, preocupada com números e estatísticas,para não ser fechada, muitas vezes. O aluno é mais uma vez só um número na pasta da escola e ,esta, por sua vez,às vezes ,não sabe quase nada desse aluno,porque acha que não precisa. Retrocesso na certa.Uma vez que é pelo gostar que se aprende.

A afetividade e aprendizagem andam juntas , pois se o aluno gosta (gosta da escola,ou do professor,ou do ambiente escolar,ou dos colegas ou de tudo, ainda), a aprendizagem anda de vento em popa. O resultado positivo logo aparece e todo o sistema fica feliz. Porém,o despreparo dos professores ou do sistema escolar ainda é muito visível ,tendo em vista que não foram ensinados a educar com afeto,com o gostar. E muitos não sabem cativar para ensinar,porque também não aprenderam e só lhes foi ensinado o tecnicismo .

Hoje em dia,escola que não cativa aluno,que não sabe quase nada a seu respeito , está sujeita a ficar sem ele,pois não oferece novidades , não tem uma relação de proximidade com ele, não se preocupa com ele e, consequentemente ,esse mesmo aluno irá procurar outra escola que oferece o que ele quer e principalmente: que se preocupe de verdade com ele,não só um número no sistema.

Aluno cativado é aluno ensinado.E junto vem de bagagem os princípios e valores, como respeito ,cultura e afins. Afetividade na aprendizagem e vice-versa.Pois "cativar é criar laços" ,como na aprendizagem.