TUDO JÁ SE PENSOU, FALOU E ESCREVEU: SÓ FALTA FAZER!

76.957

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019

Como quase todo mundo que possui um computador e navega na rede mundial, também criei uma página no Facebook. E até agora tenho mantido certas limitações em aderir muitos dos ditos "amigos virtuais". Não é nem uma questão de excentricidade, é apenas para limitar certos dissabores, evitando situações que possam trazer-me desgastes desnecessários, que é o que acontece com muita gente nessa situação.

O único partido que tomo é com a seriedade. Não admito nada fora disso. Mas sabemos que a internet é praticamente uma "terra de ninguém" e existem muitas pessoas com a mente envenenada, que não apresentam propostas positivas para ninguém, como deveria ser.

E um fato chamou-me atenção num dia desses. Foi ver páginas de pessoas cubanas. Uma delas, jovem muito bonita, mostrando fotos de outras tão bonitas quanto ela, mas de todas as regiões do mundo. Não cheguei a pesquisar onde ela se encontra, haja vista que dizem haver limitações de acessos à rede mundial em muitos países do mundo. E em Cuba é assim.

É de se imaginar que usando métodos legais ou não, pessoas em Cuba acessam o Facebook e mantêm contato com outras espalhadas mundo afora. Daí poderem descrever fielmente, ou quase, o que acontece naquele país, porque, como sabemos, lá a coisa é dura. Vigora um regime ditatorial que colhe e encolhe os direitos das pessoas de lá.

Em outras matérias aqui mesmo neste espaço que tenho, já dissertei a respeito das limitações da raça humana, quando usam divisões. Sejam elas de fronteiras, divisas, limites e que tais. Bastaria haver uma só constituição universal e com só um único artigo: "Artigo Único da Constituição Universal: toda pessoa é obrigada a respeitar seu semelhante".

Isso implica dizer que ninguém pode ferir, prejudicar, achincalhar, maltratar, ou seja lá o que for para tornar a vida do outro um sofrimento. E ainda existe uma outra situação que deve ser destacada: um ser humano não pode explorar o outro, bem como não se deve deixar explorar por alguém.

Entendo que se essa forma simples de ação resolveria, se não todas, mas grande parte das mazelas humanas nesse planeta. Mas infelizmente já devo estar senil, pela idade que alcancei. Ou viver puramente de utopia. O mundo parece piorar a cada dia que passa, mas ninguém quer mudar essa situação. Mas mudar para melhor, frise-se.

E é assim que somos obrigados a ver o sofrimento humano em muitos lugares e regiões do mundo. A começar pela África, estendendo-se por Cuba, Venezuela e parte do Oriente Médio. Também na China existem situações de profunda penúria para muitos. E que não esqueçamos do nosso próprio país, o Brasil.

Então só cabe uma indagação: até quando (e onde) suportaremos tantos absurdos, sofrimentos, infelicidades e que tais atingindo grande parte da humanidade nesse planeta, Terra??

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/07/2019
Código do texto: T6701658
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.