As artimanhas das redes sociais

Seria cômico se não fosse trágico. Observadora e atenta como sou, vou expor alguns episódios os mais leves que me aconteceram e acontecem no Facebook.

São corriqueiros e até “normais” aos olhos de muitos, no entanto, às vezes não só eu, mas também alguns que conheço, tomam sustos, e outros até se apaixonam por uma falsa imagem “foto” de perfil”.

Não generalizando, digo que não são todos, mas muitos viajam no mundo virtual e fazem até fotos de estúdio para o Facebook, coisa fina!

E os que usam o Photoshop e transformam as fotos do perfil do Facebook? Fotos transformadas e lindas. Outros se autointitulam ‘doutor’, gerente, empresário, Diretor Executivo etc.; puxam conversa no MSN. Empolgados, aos poucos a verdade vem à tona e as máscaras caem; quando olho o álbum a pessoa do perfil nada tem a ver com as fotos do álbum; é gritante a discrepância.

Conversava com uma amiga que reside em outro estado; a foto do perfil do FB era a mesma do site e certo dia ela me indagou: “amiga, postei ontem as fotos da festinha aqui em casa, você viu”? Como sempre fui meio desligada, nunca olho álbum ou fuxico perfil dos amigos; falta de tempo e de curiosidade mesmo. Mas, prometi de ir ver.

Passaram uns três dias; lembrei e fui ver as fotos da amiga, porém, na hora em que abri o álbum, veio o susto: “Jesus, como assim!? Onde estava a amiga linda e esvoaçante do perfil”? Não, aquela pessoa não era a mesma das fotos atuais, que aparentava ter uns 160kgs. Pensei: “deve ser a filha dela no perfil”, que nada, a foto era dela mesma, mas de 30 anos atrás.

Os executivos e bilíngues, as fotos de destaques alinhados e impecáveis, logo mostram o porquê pedem amizade, e as investidas vêm no ato, no reservado; amiga linda etc. Começa assim.

Não vai muito longe, pois o diretor na verdade é dono de uma barraca de camelô no centro do Rio. De fato ele é dono mesmo do negócio.

Teve até diretor de TV atuante, este era o cara, nossa que orgulho! A simpatia foi grande, conversa vai, conversa vem e de repente a intenção mesmo do diretor era se hospedar na minha casa, aliás, nem casa tenho, moro com a mana.

A verdade é que ele foi mesmo diretor no passado, há uns 20 anos, e assim se foi mais uma linda amizade.

Existem muitas pessoas que acreditam em historinhas; não observam, pesquisam, ou analisam com um olhar racional. Nem tudo o que reluz é ouro.

Sem contar o mais curioso dos fatos, 02 (dois) colegas do RL, com toda gentileza e perspicácia, mandaram o número de suas contas bancárias pedindo ajuda financeira. Ih, por essa não esperava.

Antes que fique pensando qual foi minha atitude: Foram excluídos no ato, pois quem tem filho barbado é gato.

É preciso ter malícia para se proteger; saber quando a pessoa vem com as artimanhas. Muitas das vezes as coisas acontecem porque tem muita gente carente que fica cega (o) para enxergar o que está adiante do seu nariz, e aí cai igual pato (a). Isso serve para os meninos e meninas: fiquem atentos, porque o inimigo vem de todos os lados, até de dentro de casa, como nos mostram os noticiários. Agora imagine o que não poderá ocorrer quando tratamos com quem nunca vimos.

Apesar de muitas vezes ser desconcertante, é preciso sabedoria. Não vá acreditando logo só pela bela foto ou rostinho bonito, saiba que são profissionais na arte de mentir, por isso todo cuidado é pouco.

Não deixe que a carência afetiva o impeça de enxergar a verdade, e não perca o senso da realidade dos fatos que estão à sua frente. Abra os olhos.

Assim são os fatos das intenções ocultas de quem usa o Facebook para suas façanhas e artimanhas. Na verdade eu vos digo: Acham que vão enganar, mas só enganam a si mesmos.

Maria Mendes
Enviado por Maria Mendes em 22/07/2019
Reeditado em 02/11/2019
Código do texto: T6702031
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.