CREDORES

Ultimamente os credores estão cobrando mais, as escolas ensinando bastante, a política perdendo mais ritmo, as pessoas desacreditadas e fingindo que está tudo bem, não obstante que querem tudo muito mal. Então, um aluno qualquer de um curso qualquer vai ao seu professor e o pergunta a fórmula de um estudo bem estruturado, como vencer na vida e se tornar um doutor. Como de praxe, o docente diz que não há um caminho apenas para o sucesso. O estudante retruca e insiste em questionar como ele conseguiu alcançar tal posição de alta no meio acadêmico. Já indisposto a resistir, o doutor inicia uma jornada no passado, desde a sua infância, deixando bem claro e destacado todos os processos e fases ruins pelos quais teve de passar, como vender balas, cosméticos etc para poder sobreviver e realizar o seu sonho. O discente, tão brilhoso no olhar e tão concentrado, pensa em como seria se tivesse passado pelas mesmas situações. Como a maioria, acredita que não seria capaz.

Daí então, tudo muda entre os dois elementos da sala de aula, talvez os tornando mais próximos. E no mundo lá fora ainda há gente sendo cobrada, escolas passando e revendo conteúdos, políticos fazendo suas "politicagens", pessoas cada vez mais desacretidando e fingindo estar tudo nos conformes, desejando que não esteja. Passam os períodos de provas e o esquecimento é inevitável, a raiva, o ódio, a indignação do jovem que acreditara estar indo bem nos estudos, tudo se torna inevitável. As paixões e ilusões se "desconcretizam", há uma vida lá fora e milhões de poesias espalhadas.

O mundo não é mais o mesmo, eles dizem. Estamos mudando, eles dizem. E esse professor, esse aluno, todos os demais professores e alunos desta grande humanidade aspiram por um momento de paz entre as pessoas, com o coração duro na mão, porque tudo é realidade.