Nordeste Independente

Nenhum nordestino, creio, prega a secessão, mas também não aceita discriminação e nem preconceito contra a nossa Região, isso já foi dito de várias maneiras em diversas ocasiões ao longo da nossa historia,sempre que um preconceituoso obtuso e ignorante desdenha do nordeste. Para mim quem melhor respondeu a esse preconceito fascista e ignorante foi a música "Nordeste Independente"!, de Ivanildo Vilanova e Bráulio Pedroso, inclusive gravada por Elba Ramalho. É uma espécie de advertência e de resposta nordestina aos que desdenham do nordeste. Vou transcrever a letra :

"Já que existe no sul esse conceito/ Que o nordeste é ruim, seco e ingrato/ Já que existe a separação de fato/ É preciso torná-la de direito.// Quando um dia qualquer isso for feito/Todos dois v

ao lucrar imensamente/ Começando uma vida diferente/ De que a gente até hoje não tem vivido/ Imagina o Brasil ser dividido/ E o nordeste ficar independente.// Dividido a artir de Salvador / O nordeste seria outro país/ Vigoroso, leal, rico e feliz/ em dever a ninguém no exterior.// Jangadeiro seria senador/ O cassaco da roça era o suplente/ Cantador de viola, o presidente/ O vaqueiro era o líder do partido/ I,agina o Brasilser diividido/ E o nordeste ficar independente.// Em Recife, o distrito industrial/ O doma ia ser nordestinense/ A bandeira de renda cearense/ 'Asa Branca' era o hino nacional.// O folheto seria o símbolo oficial/ a oeda o tostão de antigamente/ Conselheiro seria o inconfidente/ Lampião, o herói esquecido/ Imagina o Brasil ser dividido;/ E o nordeste ficar independente// O Brasil ia ter que importar/ Do nordeste algodão, cana, cana, caju/ Carnaúba,laranja, babaçu/ Abacaxi e o sal para cozinhar.// O arroz, o agave do lugar/ O petróleo, a cebola, o aguardente/ O nordeste pe auto-suficiente/ O seu lucro seria garantido/ Imagina o Brasil ser dividido/ E o nordeste fiar independente.// Se isso aí se tornar ralidade/ E alguém do Brasil nos visitar/ Nesse nosso paísvai encontrar/ Confiança, respeito e amizade.// Tem o pão repartido na metade/ Tem o prato na mesa, a carne quente/ Brasileiro será irmão da gente/ Vai pra lá que será bem recebido/ Imagina o Brasil ser dividido/ E o nordeste ficar independente.// Eu não quero com isso, que vocês/ Imaginem que eu tento ser grosseiro/ Pois se lembrem que o povo brasileiro/ É amigo do povo português.// Se u dia a separação se fez/ Todos os dois se respeitam no presente/ Se isso já deu certo antigamente/ Nesse exemplo concreto e conhecido/ Imagina o Brasil ser dividido/ E o nordeste ficar independente.// Povo do meu Brasil/ Políticos brasileiros/ Não pensem que vocês nos enganam/ Porque nosso povo não é besta".

Uma música que responde ao preconceito contra o nordeste. Seria bom ler a história. O Brasil aprendeu a liberdade no nosso Nordeste. Mas há otoridades que nãoleram a história. São uns obtusos. Inté..

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/07/2019
Código do texto: T6703170
Classificação de conteúdo: seguro