OS 'HACKERS' DE ARARAQUARA

Araraquara é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo, conhecida como a 'Terra das laranjas". Foi em Araraquara que a polícia federal, em uma operação batizada por 'spoofing', prendeu quatro supostos hackers que teriam invadido os celulares do pessoal da Lava Jato, incluindo o ministro Sergio Moro.

Spoofing, no contexto de redes de computadores, é um ataque que consiste em mascarar (spoof) pacotes IP utilizando endereços de remetentes falsificados. Assim, torna-se fácil falsificar o endereço de origem através de uma manipulação simples.

Segundo o site ACidadeON/Araraquara apurou, os dois são amigos e já foram detidos pela polícia juntos. Trata-se de Walter Delgatti Neto, mais conhecido como Vermelho, de 30 anos, que há anos tem familiaridade com o ambiente online, e Gustavo Henrique Elias Santos, de 28, que já atuou como DJ.

Em investigação preliminar já se sabe que os tais 'hackers' não possuem equipamentos e nem conhecimento para terem executado o 'hackeamento'. Os dois suspeitos são do baixo clero cibernético, furtam cartões bancários para comprar poltronas e roupas de cama, como um deles fez no ano passado.

Outro foi preso por tráfico de drogas e falsificação de documentos. No cumprimento de mandado de busca e apreensão, policiais civis apreenderam comprimidos de um medicamento com venda proibida, além de uma carteira de estudante da USP com foto e dados de outra pessoa.

Quando Sergio Moro era juiz, disse isso a respeito da escuta ilegal que divulgou da conversa telefônica entre Dilma e Lula: "As pessoas tinham direito de saber a respeito do conteúdo daqueles diálogos (...) Dentro de uma democracia liberal como a nossa, é obrigatório que essas coisas sejam trazidas à luz do dia".

Utilizando o twitter Glenn escreveu: " O jornalismo mais importante nas últimas décadas foi feito com fontes que obtiveram provas de corrupção sem autorização: os Papeis do Pentágono, Watergate, abusos da Guerra ao Terror, espionagem da NSA, crimes expostos pelo NYT/WP, etc.

A operação spoofing é mais um factoide produzido para tentar desmoralizar e prender os jornalistas do The Intercept BR, principalmente seu fundador, o premiado jornalista Glenn Greenwald, que vem denunciando a organização criminosa pintada com cores institucionais e de legalidade, conhecida por Lava Jato.

Ricardo Mezavila.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 24/07/2019
Código do texto: T6703217
Classificação de conteúdo: seguro