TANGERINI E O SAMBA DA MEIA-NOITE

TANGERINI E O SAMBA DA MEIA-NOITE

Nelson Marzullo Tangerini

Embora tenha se dedicado mais ao teatro, à poesia, à crônica, à trova e à caricatura de estilo cubista, Nestor Tangerini dedicou-se, também, à música popular brasileira, embora seu trabalho como compositor se limite a umas 10 canções, como “Dona Felicidade”, de parceria [com Benedito Lacerda], “Garçonete” [com Aldo Cabral], “Manon” [com Alice Alves], “Samba da meia-noite” [com Idelfonso Norat], “Vou desistir de namorar” e “Depois eu conto” [ambas com Ronaldo Lupo], entre outras.

Para mim, foi trabalhoso e desgastante, porém prazeroso, montar as obras poéticas de meu pai, como “Na Taba de Arariboia” [sonetos e crônicas], “Dona Felicidade” [sonetos], “Humoradas” [sonetos satíricos] e “Sobre o beijo” [crônicas]. Parte de sua obra se perdeu, em 1966, à época da grande catástrofe que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, fato que já foi relatado por mim crônica anterior a esta.

Uma de suas músicas, Samba da meia noite, foi composta por Nestor Tangerini [letra] e Ildefonso Norat [música]) em outubro de 1931. Inicialmente escrito para a revista teatral “Teu corpo é meu”, o “Samba da meia-noite” foi Gravado em disco Colúmbia, no. 22076-B, pelo próprio Ildefonso Norat e Dina Marques, com o acompanhamento do Conjunto Colúmbia. Lançado em janeiro de 1932, o samba faz “estrondoso sucesso” no carnaval daquele ano.

Eis a letra do referido samba:

“I

Sou a rainha do samba

Meu bem

No samba não tenho par,

Eu não vejo gente bamba

Ninguém

Para comigo sambar.

II

Sambei na delegacia

Pus os negos assanhados

Daqui a pouco, que arrelia!

Té sambava o delegado

Fui samba, isto é segredo,

No Catete minha gente

Tudo caiu no brinquedo

Inclusive o presidente.

III

Sou a rainha do samba, etc.

IV

Sambando no cemitério

Na cidade dos pé junto

Chego a sê caso tão sério

Que até levanta os defunto

Samba, samba meu amor

Pode fazer escarcéu

Samba, samba sem temor

Que o samba veio do céu”.

Gentilmente cedida pelo historiador e musicólogo paulista Abel Cardoso Jr., já falecido, a letra de “Samba da meia-noite” fará parte de mais um livro inédito de Nestor Tangerini, “Idéia sinistra”, que contém letras de músicas, monólogos e trovas. O samba que ora publicamos, consta, na discografia da FUNARTE, como sendo de autoria de Ildefonso Norat e Luiz Tangerini e a família Tangerini espera, ainda, que a referida entidade corrija tal erro.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 24/07/2019
Reeditado em 28/07/2019
Código do texto: T6703281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.