Crônica. Thainara

Hora dessa, 23 e 43 horas e o sono, nada.

Estou sentado num sofá, as pernas abertas e uma apoiada no braço do outro sofá. De short bem short mesmo sem cueca. As coisas bem a vontade.

Acabei de comer galinha cozida com farinha de mandioca. Farinha seca.

Os gatos azunhavam o portão, pois festejavam meu manjar e a sombra dei-os.

Dia 20 de dezembro de 2017 postei no recanto das letras o cordel HORA DESSA A GENTE VAI.

O pior é que é verdade.

Amanheci o dia de hoje e parabenizei minha amiga Ariane Teófilo pela sua Primavera e discutimos um pouco sobre os dias que estivemos juntos. Muitas saudades. Era nossa assistente social e nos reuniamos sempre numa comissão De moradores. Mas tudo passa e a gente vira saudade.

Gosto de registrar minhas alegrias, pois pouca coisa me satisfaz e ontem, meu amor e eu visitamos uma Serra e vivemos uns momentos de alegria muito legais.

O dia teve seu transcurso normal e por volta das 15 horas uma notícia indesejada.

Em setembro de 2017 perdemos meu avô para a morte. Filha duma égua. Levou meu ancião de 89 anos ainda pedalava sua bicicleta por quilometros e tomava seu romantilla preferido. Mas ela não tem piedade. Só crueldade.

Em setembro de 2018 internei meu irmão mais novo, 39 anos, no HGF de Fortaleza, e antes que a morte o pescasse, eu a vi face a face várias vezes nos corredores daquele hospital.

Ela passava por mim conduzindo o corpo vencido por ela e me olhava com um olhar sarcástico e zombava de mim.

Enquanto passava apontava para meu irmão que estava no leito e eu só estremecia, pois não podia resistir este anjo infernal.

Hoje, ela vem escanchada numa bala e se aloja na cabeça de minha sobrinha de 24 anos, na rua, trabalhando pra sobreviver, mas como não tem piedade, simplesmente a leva embora sem direito de se despedir.

HORA DESSA A GENTE VAI é a coisa mais certa.

O sono não vem. Minha família está a 200 km de mim velando essa jovem mãe de duas crianças. 1 e 5 anos. Eu, aqui não durmo pensando neles lá.

Nestas horas sinto falta do que não posso ter. Queria um carro pra me levar até lá, mas não posso ter um.

Não foi assalto, nem acidente. Morte encomendada, mas de quem? Não sabemos e nem sei se saberemos. O que sabemos é que a gente vai qualquer hora e de qualquer jeito.

Como diz a palavra de Deus: os vivos sabem que vão morrer. Ah, SENHOR meu. Era melhor não saber.

As emoções são inconstantes e mudam sempre. De ontem para hoje uma radicalidade dos infernos.

Muitos risos se convertem em choro e vice versa. Hoje estamos chorando a quem tanto sorria e na flor da idade teve de murchar.

Ah, sobrinha, sentirei Muito, mas seus pais sentirão profudamente e para sempre.

Neste mundo somos assim. Uma vela acesa numa tempestade. Apaga antes que acabe a parafina.

Ainda não chorei, mas sei que chorarei em abundância.

As criancinhas perderam a maior riqueza da vida. Sua mamãe.

Deus te crie com pai e mãe, sempre abençoava a maiorzinha assim. Mas Deus não permitiu. Agora não posso mais usar está bênção.

CARLOS JAIME
Enviado por CARLOS JAIME em 27/07/2019
Código do texto: T6705533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.