O clima tá malucando

Moro há 23 anos em Ponta Grossa, no planalto paranaense, 950 m de altitude, clima subtropical. Quando chegamos por aqui, as primeiras geadas aconteciam em abril. No inverno, temperaturas abaixo de zero são comuns. Muito raramente, neva. Foi uma única neve nestes 23 anos.

Neste ano, a primeira geada foi em junho. Após temperaturas de verão até a frente fria que fez gear. Hoje, dia 2 de agosto, ainda nem chegamos no meio do inverno. A máxima foi de 23°C, temperatura de primavera já quase verão. Está previsto 0°C para domingo, depois de amanhã. Começa a chover. Frente fria chegando.

Mas hoje notamos o seguinte: dois filhotes de juriti caíram do ninho, foram caçados pelos nossos cães; há um outro ninho de juriti com ovos no vaso da samambaia; as andorinhas, que só voltariam na primavera, estão voando sobre nosso quintal; filhotes de canário-da-terra vieram bicar a quirera que colocamos para os pássaros; borrachudos vieram picar-me quando fazia exercícios matinais ao ar livre; à tarde, um pernilongo veio zoar na minha orelha quando estava sentado na sala; vagens da sibipiruna em frente de casa estalaram e arremessaram as sementes, o que deveriam fazer só na primavera.

O que está acontecendo com a natureza? Para ela já estamos na primavera por aqui. Quase como se não tivéssemos tido inverno. Mas a previsão é de que ainda teremos frio de inverno, no domingo.

Endoidou! Verão, inverno, primavera, tudo no mesmo mês que deveria ser de inverno? Será que são sinais que querem nos dizer alguma coisa?

Não, não estamos interferindo no clima!!!!