Sábado, 3/8/2019
O encanto literário da poesia
Antonio Feitosa dos Santos 

Aprendi desde muito cedo a admirar a literatura, tanto em versos como em prosas.

Em casa o meu pai foi um incentivador literário, em dois pontos primordiais da literatura brasileira: versos (principalmente o cordel) e a leitura de bons livros em prosas. Na escola, cursando o ginasial, minha professora, Olga de Oliveira Ramos, foi crucial na formação da literatura em prosa, incentivando-me a cada dia redigir bons textos e a contar boas estórias.

Para mim a literatura em versos, tornou-se primordial para divulgar meus pensamentos, minhas memórias, minha terra e minha gente.

A poesia é a maneira mais fácil de expressar um sentimento, dialogar conosco mesmo, demostrar a paixão pelas coisas da natureza, pelo homem do campo e por tudo que diz respeito aos nossos caminhares.

Na poesia descobrimos lições de vidas, que são inconcebíveis através de outras formas literárias.

O poeta quando se expressa, traz na palavra um sentimento rico de sabedoria, transpira a sua verdade em cada verso, a emoção em cada estrofe e uma história em cada poesia.

Por assim ser o poema é sempre muito rico em conteúdo, harmonioso no conjunto dos seus versos, lírico em sonoridade e emocionalmente cativante.

A satisfação de um poeta é transpor para o papel a sua verdade, não importando se o fato ocorrido foi consigo mesmo ou com outra pessoa. Para isso ocorrer ele, o poeta, revive emocionalmente todo o processo causador da emotividade. Revive cenas, locais e épocas do ocorrido, só assim, consegue versejar a emoção poética da história.

Viver esse instante é como parir de suas entranhas o que há de mais sagrado, para aquele que se consagra à poesia. Um poema pronto é uma conquista, extraída com ferro e fogo, do mais profundo sentimento da pessoa humana denominada poeta.

Minha mais profunda admiração aos nobres literatos, contudo, a minha mais humilde devoção aos tocantes poetas. 

Postado por Antonio Feitosa dos Santos
Em 3/8/2019 às 17h53 


Mais Blog Feitosa dos Santos - Prosas & Poemas
    (clique aqui)             "O encanto literário da poesia" - 3/8/20...   "Minha terra, a natureza viva." - 1/8/20...   "O tempo é o mestre de todos" - 1/8/2019   "Em algum lugar do passado" - 1/8/2019   "Confissões da alma" - 1/8/2019   "Saudades não envelhecem" - 22/7/2019   "Segredos da alma" - 10/7/2019   "Retalhos ao pôr do sol" - 7/7/2019   "Muriel e o vovô" - 4/7/2019   "Opção de cada um" - 4/7/2019      (mais ainda)