PATETICES DANTESCAS

Tanto quanto saiba, não detenho o monopólio de “patetices”. Então, fica o registro para a história de duas “viagens” de que agora lembro, sem temor de passar excessiva vergonha. Estava no início de namoro com minha mulher, quando ela me liga para saber se eu planejava alguma coisa para a noite. Disse-lhe que, infelizmente, teria de dormir relativamente cedo, pois havia importante trabalho no outro dia, mas que, depois, eu telefonaria sem falta para combinar alguma coisa boa ao final do expediente. Lamentei mesmo. Ela ficou um tanto desapontada, interrogativa, mas levou a coisa numa boa. Realmente, dormi cedo, acordei-me perto das oito horas, tomei banho, me arrumei e parti para o trabalho, sempre um pouco atrasado. Como morava na Rua Fernando Machado, esquina com Borges de Medeiros, fui a pé, como de hábito, já que o Banco era e é na Rua Caldas Junior, a dez minutos. Tive a estranha sensação de que a cidade estava diferente, mas prossegui normalmente, preso ao mundo das ideias. Ao chegar, portões cerrados, que ainda tentei abrir. Apareceu um segurança e me perguntou a que vinha, respondi-lhe que ali estava para trabalhar. Surpreso, ele me respondeu “mas hoje é sábado”. Desce o pano. A outra aconteceu no finado Hotel Termas de Xangri-lá, num certo mês de janeiro, quando fui visitar os filhos na praia, num final de semana tórrido. Tinha casa em Xangri-lá, mas a ex-mulher veraneava em janeiro e eu em fevereiro. Havia convidado a filha para um banho de piscina à tarde, no Hotel. Tomei minha cervejinha, almocei com eles e, naturalmente, fui para o Hotel fazer a sesta. Estava muito quente, tirei as calças de brim e a camisa para dormir mais à vontade. Só me acordei com o telefonema da filha, pedindo que eu verificasse se havia muita gente na piscina. Me arrumei rapidamente e lá me fui, descendo um ou dois lances de escada, percorrendo os largos espaços. Cheguei à piscina, com boa ocupação, dei uma rápida “banda” e regressei ao quarto para fazer-lhe o relatório por telefone. Tive a ligeira sensação de que me olhavam. Só quando estava relativamente próximo da minha habitação é que fui me dar conta de que, além da camisa, trajava apenas uma justa cueca Zorba.