Dor e sofrimento

Muitos de nós não gostamos da dor e do sofrimento (sim, há quem goste). Porém são poucos aqueles que conseguem analisar e extrair desses momentos, o que eles tem de melhor para oferecer: O aprendizado. Dor e sofrimento são capazes de transformar pessoas completamente, e de fato, ninguém continua o mesmo depois de passar por uma situação que envolva um desses dois ingredientes, ou mesmo os dois. Ou a pessoa consegue extrair o aprendizado e se tornar mais fortes, ou então aquela experiência negativa a deixará ainda mais introvertida e fechada, com rancor e mágoas.

Aprender é a palavra de ordem para melhor lidar com esses sentimentos. É óbvio que os fatores geradores pode ser inúmeros, mas sempre que superamos algo na vida, aquela experiência será de grande valia não somente para nós mesmos, mas também para aqueles que se achegam a nós, em busca de alento e conforto.

Não vivi muito ainda, é verdade. Todavia do pouco que já pude observar, não há como dizer que exista uma "receita de bolo" para a superação da dor e do sofrimento. Devemos lembrar que por mais absurdo que nos pareça o problema de outrém, para o indivíduo que está mergulhado na situação, aquilo é o verdadeiro apocalipse. Desdenhar ou tentar minimizar o agente causador, pode fazer a pessoa se sentir extremamente boba e estúpida por estar sofrendo por aquilo e acaba tendo o efeito inverso da intenção de ajudar, pois a pessoa se afunda ainda mais. O que considero mais adequado é dar suporte para que a pessooa veja que é que capaz de vencer aquele problema, independente do "tamanho".

Eventualmente, depois de superado, a própria pessoa olhará para trás, e verá que a muralha que era intransponível, não passava de um mero degrau. O problema não diminui, a pessoa que cresceu.