O sofá

Mais um dia e, de repente, algo acontece e pulamos do “sofá”, corremos para o espelho e nos olhamos… e acontece uma reflexão:

Nos dias de hoje estamos conhecendo, cada vez mais, pessoas e lugares. Temos acesso a todo tipo de informação; passamos, a maior parte do tempo, nas redes sociais, checando os perfis alheios e esperando, ansiosos, as “curtidas” do nosso “selfie”. No entanto, estamos nos tornando, a cada dia, mais distante de nós mesmos e dos outros.

Levantamos apressados para o trabalho.Nos minutos de folga estamos nas redes sociais. A noite chega e temos a sensação de que estamos esgotados. No entanto, não conseguimos descansar, “apagamos” no “sofá”.

O tempo passa… E esperamos “depois do Natal” para mudarmos de vida e começar a pensar mais em nós. No entanto, o Natal passa e não cumprimos o nosso objetivo, continuamos tombados no aconchegante “sofá”. O ano chega e muitas promessas juntas, “depois do ano novo é vida nova”.

No entanto, começa o ano e nada novo parece ser bem-vindo.  Olhamos para o “sofá” e, lá está ele, que já precisa ser trocado por um novo pois é, ali, o lugar que mais gostamos de ficar e que passamos a maior parte de nossa vida. E Assim procrastinamos… “um dia vou conseguir ter um tempo para mim”… “depois que as crianças crescerem”,  “depois que terminar de estudar”,  “depois que aposentar”, “depois….”.  E, assim, a vida passa, os anos chegam, os filhos crescem e se vão. E um dia, percebemos que não há mais, muito tempo, pois estamos mais envelhecidos e isso se torna, também, mais uma justificativa em nossa vida para não sairmos do “sofá”. O corpo não cuidado e o espírito não alimentado só querem saber de um lugar ali, naquele antigo “sofá”, que sempre foi aconchego. E assim passamos pela vida, não vivemos, vamos apenas existindo.

Mas um dia, de repente, algo acontece e pulamos do “sofá”, corremos para o espelho e nos olhamos… Olhamos com a intenção de saber o que está acontecendo e, não sabemos o que há, mas algo fala mais alto. Continuamos ali boquiabertos, procurando saber o que é aquela inquietude que nos toma conta, mais e mais… “que sensação estranha”!

Nos olhamos e não vemos nada.  Não sabemos, mas deixamos uma oportunidade passar.

Voltamos para o “sofá”, frouxo e afundado pelo nosso peso de anos, e ficamos, ali, inquietos, insatisfeitos, e pensamos “não estou cômoda em meu lugar favorito”, mas não damos maior importância a essa sensação, nos acomodamos, mais e mais, e tentamos nos distrair com outras coisas.

No entanto, a inquietude não nos deixa. Pegamos o celular e “garimpamos” as redes sociais, “curtimos” até aquilo que não queríamos, mudamos o canal da televisão diversas vezes, mas nada, nada nos aquieta… E  o “sofá”, também,  não nos parece tão aconchegante mais… Precisamos trocá-lo!

De repente, que maravilha! Uma “ideia brilhante. Pulamos fora do “sofá” prontos para começar a tomar as primeiras providências…

…“então,  é isso que eu preciso!”  Saímos pela rua, olhando para todos os lados, andamos, andamos e nada. Estamos quase desistindo de nosso objetivo e, de repente, pararmos atônitos. Encontramos! E do outro lado da rua lá está, imponente e convidativa, esperando por nós, uma vitrine de “sofá”!

Quantas as vezes na vida deixamos de valorizar um projeto, um sonho, um desafio, uma mudança, um objetivo ou uma “inquietação” e nos contentamos com o “sofá”, a zona de conforto?

E, às vezes, o ciclo se repete e trocamos, “ o antigo Sofa” por “outro sofá” que nos mantém na inércia e na zona de conforto!

Melhor não arriscar!!!

Inês Machado
Enviado por Inês Machado em 26/08/2019
Código do texto: T6729964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.