FILOSOFIAS DE VIDA

FILOSOFIAS DE VIDA

Eu penso, logo existo! Parece lógico que só nos apercebemos da nossa vida, porque através do pensamento nos damos conta da própria existência. O fato de pensar coloca-nos dentro do tempo e do espaço existencial. Se não pensássemos estaríamos imersos na escuridão total o que nos impediria de sentir a vida.

Não importa o que sou, mas o que penso que sou! Parece sandice, mas não é. Tão grande é a força do pensamento que ele nos transporta do campo físico para o psíquico e nesse campo nos realizamos na situação em que nos encontramos. Todo dia, na praça, vejo um homem com roupa de soldado, passando em revista uma tropa imaginária. Pensa ser um grande general. E nesse pensamento alienado sente-se bem.

No dia a dia de nossa vida acontece que, por força de caráter e personalidade, nos impomos, mesmo em situações precárias, porque sabemos que quando o espírito é grande, ninguém pode nos curvar. Lembro-me de uma época em que passava por um aperto econômico inesperado e para mal de meus pecados roubaram meu carro novo. Estava sem seguro e não tinha dinheiro para comprar outro semelhante. E o pior é que, por força de profissão, precisava me apresentar bem e motorizado. Enchi-me de dignidade e disse a mim mesmo : Não é o carro o que importa, nem o que os outros vão pensar de mim, mas sim o que eu penso e quem eu sou. E comprei, com os últimos recursos, um Brasília amarelo que estacionava todos os dias na frente de meu Escritório, e dele descia com a dignidade de quem estava pilotando um Camaro. Após seis meses, passada a crise, comprei um carro novo, mas mantive o Brasília por um bom tempo.

Os pensamentos positivos atraem resultados positivos e os negativos resultados negativos! É a pura realidade. Os otimistas conseguem tudo na vida; são sortudos na linguagem popular. O que acontece é que a mente que produz pensamentos positivos funciona como ímã que atrai para si o que idealiza. E a mente que só produz pensamentos negativos está sempre na contra mão e não consegue se aperceber das oportunidades e que o sol nasce todos os dias para todos.

O mundo está perdendo o hábito de pensar e agindo por instinto, como os irracionais. Daí as doenças de todos os tipos. E assim vem a última sentença filosófica:

- Mens sana, in corpore sano. ( Mente sã em corpo são)

Se a mente é sã, o corpo, irremediavelmente será são.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 28/08/2019
Reeditado em 20/11/2021
Código do texto: T6731598
Classificação de conteúdo: seguro