3_cedros.jpg

Cedros do Líbano...Cedros de Deus!
 
Bastaria dizer Cedros, pois existem tão somente no Líbano e são chamados de Cedros de Deus (Arz El Rab). Ver imagens, fotos e postais não é o mesmo que vê-los, tocá-los, abraçar seus troncos e penetrar nesta floresta surreal, sentindo que o tempo parou ali há séculos. Quantos? Suposições de que existem há 4000 ou 5000 anos são infinitas.

No entanto, quando se está entre estas árvores sagradas e mais do que maravilhosas, é possível sentir seu aroma e ouvir suas vozes sussurradas ao vento soprando leve aos 2.200 metros de altitude, dizendo-nos: “somos mais antigas do que o ser humano nessas   paragens.” Preexistiam quando os primeiros homens chegaram àquelas montanhas calcárias chamadas de Monte Líbano.
 
Quanta modéstia em se dizer que possuem 40 ou 50 séculos!
 
Estar no topo desse paraíso inexplicavelmente lindo, mágico, majestoso e inigualável é indescritível. Serão minhas raízes falando alto enquanto abraço e acaricio entre os dedos milhares de anos como se tivesse regredido no tempo? Talvez seja o feitiço da natureza permitindo entrar num portal dimensional surreal.

Todavia, voltei sim no tempo e fui além da minha imaginação, levada pelo esplendor da mata. As flores do Cedro são como pinhas enquanto verdes e, ao secarem, as pétalas se abrem como uma rosa sui-generis. Cada pétala contém uma semente e seu perfume...Ah! Sem palavras para descrever! É o aroma dos deuses porque a nada se compara!

10037.jpg

Líbano! O nome Lub-Hunem (Coração de Ternura, descrito assim pelo Poeta Said Akl), deu origem ao Lub-Anen que se transformou em Lubnén, como pronunciamos em árabe.
 
O Coração de Deus! Agora que conheci e entre estas árvores sagradas caminhei, posso dizer que realmente o é!
cedars-of-lebanon-qozhaya.jpg
Najet
31/08/2019
Najet Cury
Enviado por Najet Cury em 31/08/2019
Reeditado em 01/09/2019
Código do texto: T6734072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.