Descobrindo o prazer

Descobrindo o prazer

Nada como ser peça integrante de uma bela e bem planejada excursão. Interessante como esse tipo de diversão envolve e conforta as pessoas. Sejam elas de qualquer idade. Hoje mesmo pude constatar que a excursão não só distrai como também serve para nos levar a viajar no tempo. Agora mesmo estou no meio de uma, a caminho da Fazenda Três Pinheiros que fica localizada em Engenheiro Passos e me veio à mente minha primeira excursão: – foi há cinquenta anos e estávamos indo para Petrópolis. A escola que eu estudava resolveu fazer uma aula de História e escolheu o Museu Imperial para tal. – Confesso que por alguns instantes me senti novamente dentro daquele ônibus tal a alegria que me invadiu. Era como estivesse novamente com meus nove anos e adquirindo pela primeira vez a liberdade de ir mais longe, sem a companhia de meus pais. Agora, como naquele tempo, via passar pela janela os pastos de algumas fazendas com seu ar bucólico e cada vez mais sentia o quanto importante era realizar esses passeios. Aqui os companheiros de viagem apesar de conversarem baixo e algumas vezes ouvir um riso um pouco mais alto, podia-se sentir o burburinho no ar, não tão ensurdecedor como o das crianças daquela época, mas sem dúvida tinha o burburinho, mesmo que sendo de uma agitação mais contida ou controlada. Preso a esse devaneio, quando me dei conta estava entrando nas dependências da fazenda. Mal comparando foi à mesma sensação de estar entrando no Museu, uma vez que era a primeira vez que eu também visitava aquela fazenda. Tudo era novidade. Cada uma das dependências com suas peças rústicas me reportava ao passado. Da mesma forma que naquela época, quando conheci cada pedacinho do museu. Não tínhamos o professor a nos ensinar, mas tínhamos um guia nos informando de todas as atividades e atrações que poderíamos encontrar no lugar. Havíamos chegado às 10h10 e segundo o Gualberto, nosso guia, o restaurante do hotel fazenda seria aberto ao meio dia para o almoço ser servido. Teríamos tempo suficiente para dar uma caminhada pelos arredores e nos familiarizar com o local. Gualberto levou-nos primeiramente para ver uma cobertura do tipo galpão, totalmente aberto, onde eram guardados carros e charretes antigas, que outrora foram utilizados pelo pessoal da fazenda. Foi nesse momento que, vendo todos aqueles veículos, mais uma vez meu pensamento viajou ao passado, precisamente na garagem onde estavam guardadas as carruagens imperiais. A casa sede onde funciona hoje o hotel, sua construção data do final do século 18 e pelo nosso guia fiquei sabendo que ali naquela fazenda a Família Imperial se hospedava quando ia para a estação de águas da cidade de Caxambu. Quem diria, mais uma vez depois de tantos anos estava eu vivenciando momentos ligados aquela Família e tendo aulas sobre diversos temas, tal era a variedade de coisas existentes naquela fazenda. Posso garantir sem medo de errar: os três dias que passamos ali foram recheados de surpresas com lembranças maravilhosas e gratificantes. Seria ótimo se todos pudessem ter uma experiência periódica desse tipo, pois com isso não só estariam distraindo-se como também rejuvenescendo, além de estarem aumentando o círculo de amizades. Vale à pena, sempre que possível, participar de uma excursão: é saudável, estimulante e recompensadora.

22/04/09

Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 05/09/2019
Código do texto: T6737832
Classificação de conteúdo: seguro