A PARTILHA

Meu pai , o Seu Bené, antes de morrer determinou que nossa propriedade que contava com a casa onde moramos edificada em duas grandes chácaras, fosse dividida entre nos, os quatro herdeiros.

Mas havia uma exigência:

A parte da casa seria minha e o restante dividido entre meus irmãos, Paulinho, Regina e Tereza . Assim foi feito e o terreno foi dividido entre nos como ele assim o determinara.

Mas porque rasão a casa ficou pra mim ?

Eu explico:

Eu tinha onze anos de idade e fui estudar la no centro da cidade em um colégio que ficava em um bairro recém construído.

Aqueles meninos empolgados por morarem em um bairro tao novo abusavam de mim e meus irmãos, dizendo que morávamos na roça e eu os rebatia dizendo que la poderia ser uma roça, mais foi o meu pai com o seu suor que nos deu aquele lugar pra morar.

Eu defendia esta ideia a socos e pontapés e muitas vezes sai no tapa com eles.

Um dia o Seu Bené chegou em casa muito animado em fazer segundo ele um grande negocio:

Dizia ele :

_Minha gente,eu estou muito animado e vou fazer um grande negocio.

Um homem me ofereceu duas salas comerciais e um apartamento la naquele edifício novo la no bairro Aterrado, o edificio Marisqueira.

Meu pai nos levou a todos pra ver o apartamento e as salas comerciais

Meu velho ficou muito animado, mas notando o meu semblante carregado me perguntou:

_O que foi meu filho, nao gostou da ideia de morar la naquele prédio novo ?

Eu disse a ele o seguinte:

_Pai, eu não queria deixar este meu paraíso onde posso nadar e pescar no açude, correr livre pelos campos com meus amigos, pra morar no meio daquela gente cheche lenta la não.

Pronto , foi o bastante pro meu pai desistir do vantajoso negocio e ficar com a nossa propriedade.

isso pesou em sua decisão ao determinar que a casa ficaria pra mim, e assim foi feito com o consentimento dos meus irmãos, afinal, o único que sempre amou este lugar, fui eu, pois os outros assim que puderam logo se dispuseram da sua herança.

Algum tempo depois, la perto da caixa d'água, eu e tio Benício conversávamos:

_Meu filho,nunca disponha deste lugar pra você não sentir o que eu sinto ao ver a ''Cafua'' que era uma chácara que ele havia vendido e sempre que passava por ali ele a olhava com pesar, embora fosse proprietário de uma casa muito bonita.

Ele sentia muito sempre que vinhamos do serviço e eu vinha de carona com ele pois trabalhávamos juntos na mesma empresa e sempre passávamos por ali.

Eu sigo ate hoje o seu conselho...

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 08/09/2019
Código do texto: T6740236
Classificação de conteúdo: seguro