Família e educação

Ela é otagenária e esbanja juventude e jovialidade, tive o prazer de conhecer e dialogar com ela por um bom tempo.

Teve onze filhos e hoje está com 85 anos, não tem nenhum tipo de doença conhecida e não tem qualquer reclamação sobre as dores que a maioria reclama com trinta anos menos do que ela.

A carroceria tem uns riscados e amassados naturais de quem já viveu bastante em cima dessa terra, mas ainda tem um caminhão de lenha para queimar debaixo dessa fuselagem, e ela dança e ri como poucos na sua idade ainda fazem.

Conheci na mesma festa, alguns dos seus onze filhos, os que puderam estar presentes naquele casamento de uma de suas netas, e está evidente que existe uma união forte nessa família.

Conversei com alguns dos filhos, e eles me relataram como tinha sido a sua infância. Muitos aprontavam, como toda criança cheia de energia, a mãe, diante das estrepolias só dizia uma coisa durante toda a vida dele e dos seus irmãos. "olha que anjo mais lindo é esse meu filho" essa mulher era só elogio, nunca fez uma crítica, diante de problemas que a maioria considera como grandes.

Esse filho me disse: ela me chamava de anjo, como eu poderia dizer que não era um anjo, como eu poderia ser um ser humano ruim, e assim foi minha vida e de todos os meus nove irmãos, nossa mãe nos elogiava diante das maiores confusões que a vida nos meteu, nunca nos criticou ou falou mal de um para os outros, nunca nos comparou.

Isso é um exemplo de vida que tem que ser multiplicado, convém que elogiemos nossos filhos e as pessoas que temos a oportunidade de conhecer. Criticas não nos servem para nada, elas criam mágoas e traumas que as pessoas carregam por toda vida.

Se você não tem o costume de elogiar, comece agora, não critique ninguém, ensine seus filhos e amigos a elogiarem os seus pares, a vida vai fluir com mais alegria e as doenças jamais baterão a sua porta.

Felicidades, elogie sem parar e transforme essa atitude num circulo virtuoso.