Eu não sou ladrão tio, eu só estava com fome...

Ouço o burburinho dos mercadores e pedintes, é meio dia, sob um sol e calor de uns 40º, vejo um garotinho franzino e subnutrido correndo pela rua da alfândega com Av. Senhor dos Passos, ao coro de "pega ladrão!", Ele furtara o pastel de um cliente para matar a sua fome, fico cá pensando! Esse aí é apenas mais uma das tantas vítimas de “problemas sociais”, talvez ele não tivesse nem pai e nem mãe, ou quem sabe seria filho de mãe solteira, ou até mesmo filho de uma dessas garotas de programa lá da rua das marrecas, o fato é que, o menino furtara o pastel porque estava com fome. Comovido com a cena lhe chamei para lhe dar uns trocados, mas assustado ele não quis parar, logo depois tropeçou e caiu numa fétida poça de lama, com o pastel que nem se quer tinha ainda comido, coitado! Caiu na “lama” e fraturou o tornozelo direito, logo depois de ter sido perseguido pelo cliente.

Deveria ter mais ou menos uns 10 anos, da idade do meu filho, comovido chorei ao vê-lo literalmente caído na sarjeta, por culpa da ingerência dos nossos governantes e da falta de politicas públicas, voltadas para o desenvolvimento socio-educacional de crianças e adolescentes em situação de risco, quem sabe se estivesse na escola provavelmente teria seus sonhos realizados, mas estava ali, simplesmente porque furtou um pastel de um homem robusto, porque estava com fome, fora abordado por transeuntes;

-Porque você não pediu menino, o pastel ao dono da lanchonete? Responde o menino chorando, nem tanto pela dor da fratura, mas pela imensa dor de sua alma;

- Tia eu pedi, mas ele me disse, cai fora trombadinha safado!, Você está assustando os meus clientes, então eu vi o momento em que o balconista pôs um pastel de carne em cima do balcão entregando ao cliente, e resolvi roubar, mas eu não sou ladrão tio, eu só estava com fome, aquilo me cortou o coração.

Fiquei a imaginar as duas situações, um homem robusto que pela aparência todo engravatado, parecia ser até um advogado, com pinta de quem tinha grana, e um pobre garoto, sujo, fétido, subnutrido e faminto, que roubara o pastel simplesmente para matar sua fome, coitado! Talvez aquele pastel que ele nem chegou a comer, fosse ser a sua primeira refeição do dia, e agora estava ali jogado naquela lama podre e fétida.

Enquanto isso, pertinho dali na Assembleia Legislativa, estavam os Deputados, que comiam e se fartavam da imoral gordura da corrupção, participando de um banquete, fazendo uma verdadeira bandarra com o dinheiro público, votando por unanimidade o reajuste dos seus já altíssimos salários, à custa dos contribuintes. Alguém ligou para o 192 e o menino fora levado por uma ambulância do SAMU, para o famoso Hospital de Pronto Socorro Souza Aguiar.

Ubaldo Jesus
Enviado por Ubaldo Jesus em 12/09/2019
Reeditado em 14/09/2019
Código do texto: T6743721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.