Diferença normal

O que te torna diferente de mim? Teus olhos são mais claros? Teu cabelo mais comprido? Teu nariz mais afilado? Temos dois olhos, mas os teus funcionam, os meus nem tanto. Enfim, além das diferenças físicas que naturalmente temos, existem diferenças advindas de deficiências (deficiência visual, auditiva, cognitiva, etc.). Somos estruturalmente iguais, afinal de contas, somos humanos da mesma espécie (até que se prove o contrário), apesar da mesma estrutura, algumas pessoas nascem diferentes, uso este termo porque as diferenças são as mais variadas possíveis, e vão desde questões físicas até psicólogicas e comportamentais. Mas então, qual é o "x" da questão quando falamos de diferenças?

Respeito é a palavra! Entender que o fato de sermos diferentes não nos torna melhores do que os demais. Quando estendemos o respeito aos deficientes, isso quer dizer que estes devem ser tratados não com coitadismos. São seres humanos, que tem limitações e que por isso precisam de acessibilidade, mas não de favorecimento e caridade. Imagine a seguinte cena: um casal no restaurante, o homem é deficiente visual, o atendente é incapaz de se dirigir a ele para perguntar o que ele deseja, prefere se reportar a mulher para perguntar o que ele deseja.

A cena apresentada de fato já ocorreu, e o homem da cena me relatou o quanto se ofendeu, o quanto se sentiu menosprezado e inexistente. Este é um pequeno relato de que diferenças existem, mas o respeito transforma essas diferenças em meros detalhes impercetíveis.

Aos leitores, estejam a vontade para discorrer sobre o assunto. Afinal, a diferença de opiniões, também é normal.