Mensagem Para um Recantista Recalcado (Crônica de Fábio Brandão e Poemas do Trovador das Alterosas)



          Faz quase 12 anos que frequento este site, minhas duas primeiras postagens foram os textos de conteúdo evangélicos chamados “Santa Contramão” e “Algemas”.
          Mas acredito que tenha começado a me destacar nesse espaço com os acrósticos, depois fui me desenvolvendo e aprendendo a elaborar melhor meus textos.
          Não me considero poeta, acho que tenho muito a aprender.
Acredito ter algum talento, não vou aqui desmerecer um dom que Deus me deu, mas é obvio que existe gente muito mais gabaritada, bem preparada em que seus talentos fluem com mais naturalidade que os meus.
          Nesse período fui aprendendo e criando coisas novas como a “Entrevista em Acróstico” que consiste em perguntas e respostas com as iniciais do entrevistado e o “Acróstico Coletivo” que criei para fazer com que haja mais interatividade entre os colegas recantistas.
          Digo aqui com toda a naturalidade do mundo e sem problema algum, que me esforço sim para que meus textos possuam bastantes leituras. Quando não dá para fazer comentários, nem faço postagem nesses dias.                 
          Acredito que o Recanto das Letras seja um espaço para que os amantes da literatura troquem ideias, informações e se valorizem entre si para divulgar sua arte. Se este espaço é para interagir, qual o problema de eu ficar feliz com a receptividade dos colegas em carinho e leituras?
          Já li textos de colegas criticando esta atitude por achar que fazemos por ego ou vaidade, no meu caso, isto não procede. Não me importo de ser o mais lido da semana, mas gosto de saber que as postagens que fiz com sentimento e sinceridade foram bem recebidas, isto não me faz menor que ninguém. Quando faço um comentário, não fico esperando retribuição, mas se o colega visita minha página, fico sim satisfeito.
          Não sei se foi por este motivo, ou por outro, tem um colega aqui do Recanto das Letras, que para mim é um grande poeta, e honestamente, acho que até escreve melhor que eu.
          Visitei a página dele por um bom tempo e sempre tive prazer em comentar suas obras, porque é realmente muito competente, criativo, e sabe usar do humor e da ironia para criar belas obras poéticas...
          Mas infelizmente, muitas vezes, usa o seu talento para o mal e com o propósito de denegrir e difamar minha pessoa. Já pegou foto minha na internet e fez montagem com a cara de um cachorro, e uma vez em um texto que dizia está se despedindo, sugeriu aos leitores que ficassem com “minhas besteiras” e com as “babaquices” de outras duas colegas do Recanto das Letras.
          Deveria usar o seu dom para divulgar sua capacidade literária e talento, porque isto é inegável que você tem. Você não precisa me diminuir para se tornar maior. Acredita na sua capacidade e sua arte e me esqueça. Já são alguns anos de ataques sem qualquer fundamento.
          Deixo uma pergunta! Para quê tanta raiva, agressividade e ódio? Se não gosta de mim, não é mais fácil me ignorar? Será que ele se sente injustiçado por uma pessoa tão “medíocre” e “inferior” a ele alcançar resultados tão bons? Para quê isto?
          Tenho muitos leitores sim, e me orgulho disso, parte conquistei interagindo no Recanto das Letras, outra parte conquistei porque eles simplesmente se identificaram comigo. Muitas vezes comento gente que nunca passou por minha página, e ás vezes também não consigo retribuir todos que passam por aqui, mas, minha gratidão e meu carinho estão com eles.
          Comecei a escrever este texto para entender este ranço gratuito contra minha pessoa, nunca fiz nada contra ele.
          Um dos motivos que acredito também que possa ter desenvolvido isto é a divergência de opiniões em alguns assuntos. Porque não podemos nos respeitar tendo formas de enxergar as situações de maneiras opostas?
          Tem muita gente aqui no Recanto das Letras que pensa diferente de mim e que tenho profundo carinho, respeito e excelente convivência.
          Esta semana ele postou um soneto me criticando diretamente, citando meu nome, prefiro não agir da mesma forma nesse texto, prefiro propor a ele reflexões e analisar se realmente compensa agir dessa forma.
Vamos ser mais democratas, cordiais e respeitar cada um como é, fica a dica!
                      
                     Fábio Brandão Caldeira             





******************************************

          Falando em interatividade e amizade entre colegas leitores, quero aproveitar para mostrar abaixo o trabalho literário de excelente qualidade de nosso amigo Valdemiro Mendonça, o Trovador das Alterosas. Este sim, merece nossa amizade e consideração por espalhar coisas boas como bom humor, talento e simpatia....

ASPIRAÇÃO ADIADA 01


Amada arma arapuca atrapalhada
Ansiando entender amante amado,
Adiciona ardido alho no acém,
Assando assim ardente apimentado.

Abobado adorando agradecido,
Agride ao acepipe abençoado.
Assim atacou achando-se atrevido
Afoito foi aturdido amordaçado.

Amada agarrou aquele abobalhado
Amansou agradecendo ao almejado
Agindo alegremente agora avança.

Acomodou-se amante apaixonada
Anda avida, até ardente açodada,
Aguarda aflita, agora abençoada.


ASPIRAÇÕES ADIADAS 02

Andei até a aldeia ansioso acreditando achar a almejada amante antes ativa acompanhante, admiradora acalorada.

Acariciando as algaravías ainda assinadas ao acaso apresentadas aleatoriamente ansiando alcançar a alta aceitação aos artigos amostrados aos amados artistas amadores, aos atenciosos amigos, almejando ajudar-me animados a abrilhantar as amadoras articulações aqui arengadas.

A aldeia apresentava-se abandonada, a amada aparecia afastando-se agora alcançando as alturas alucinantes abertas acalentando as aspirações almejadas antes.

Aliciada a atender às ambicionadas autarquias a altura, a ampla acessibilidade aos avanços adquiridos após as anteriores alternativas alijadas.

Ainda acredito, a alarmante ausência alimentará a antiga apatia antes atormentando a ansiedade, a angustia assustadora aos anseios ambicionados até agora.

Abraços aos amigos.

ORGIA

Brinda bebendo bolhas borbulhantes
Brasas bruxuleantes bem bailado
Brevemente bem bêbados babantes
Brincarão belicoso batalhado.

Bobocas beijarão bem bruscamente
Beliscando, bradou beijar bastante,
Bela briga, bravata bem benigna.
Belo bravo batalha, Bela bante.

Brutos brigarão, bom badalação...
Batalha bem bolada, brincadeira.
Bela besuntadinha, belo bobo,

Beatificou busca bom benção…
Bom brinquedo, bonita barafunda,
Bocas beijam, bafejam bela bunda.

“REDOMA RUSSA”(B) 02



SONETO EM TAUTOGRAMA

SEM CUECÃO DE COURO


Catando caracol Creusa Creusão
Compenetrado corta consolete,
Chegando concentrado capelão
Como a carência creu, carca cacete.

Creusa Creusão consegue caridade
Confessou consternando o capitão…
Capitão compreende castidade
Confina na cadeia cão Carlão.

Curte cela, Carlão conquistador
Com cacetada cada companheiro
Como camaradagem, cai certeiro.

Compra cambada como catequista
Corrompe credo como cavalheiro
Comportado casou com carcereiro.

“REDOMA RUSSA”(C) 03



SONETO LETRA D
EM TAUTOGRAMA

Deusa, divinamente declamada
Diva destes delírios dolorosos,
Deusa diretamente declarada
Dos ditos defensores decorosos.

Delicada descreve desejando
Duetando, discretamente indica,
Dosa docilidade demonstrando
Difícil despudor se descomplica.

Dedicada, devota da decência
Desfila denodada distinção
Defendendo detalhe de demência


Desdobra, doutrinada direção,
Determinada dosa desistência…
Destemida... Depura devoção.


Trovador das Alterosa


 
 
45968-mini.jpg?v=1548034827
Interação de  ANGELICA GOUVEA
 
Fazer a diferença
Às vezes incomoda
Basta ler aqui
Isto é voce
O bem que espalhou

Brilhou e conquistou
Repartiu sem distinção
Abriu o coração
Nem Cristo agradou
Deixe-se guiar pelo Espírito
Alimente da Palavra
O prêmio é paz interior


 
30114-mini.jpg?v=1406032389
Interação de  Irineu Gomes
 
Pra você tiro chapéu 
Pelo que já produziu 
Merecedor de um troféu 
Dos leitores do Brasil 

Vai aqui de Alagoas 
Meu abraço fraternal 
Não é por motivo à toa 
Seu mérito nacional 










 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 24/09/2019
Reeditado em 01/10/2019
Código do texto: T6752636
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.