Tela : Acervo pessoal da autora




Somos instigados a agradecer a todo movimento da vida, sejam o dias ensolarados, nublados,tempestusos, ventosos ou mesmo aqueles em que, por motivos de força maior, ficamos nós, reclusos, em hospitais, asilos, orfanatos ou qualquer instituição afim.

O dia cinzento tem aura mais preguiçosa, eu acho! Agradeço o dia de hoje, chuvoso, nublado, cinzento, e por isso mesmo, reforço a ideia de que ele me traz essa sensação de preguiça e letargia, que em face da correria diária, agradeço. Nunca fiz um estudo sobre as cores, e também nunca fui adepta da tal cromoterapia, mas vejo que as cores influenciam sim o nosso dia. O tom cinzento, passa uma quietude, uma introspecção, que nos dias ensolarados ficaria fora de contexto.

Sem ter o que escrever, nem poemas de amor, nem de saudades, muito menos, narrativas embasadas em euforia, não que eu esteja diminuta nesta área, pelo contrário, sinto-me leve e gratificada, porém o dia me impede de expor de alguma forma algo mais vibrante. Talvez esteja eu contaminada pelo ar, pela manhã plúmbea (adoro esta palavra, desde que li num livro de Jorge Amado, creio ser Mar morto).

O cinza colore bem uma roupa, eu gosto deste tom e sempre que possivel uso, e vejo que tem pinturas nesta tonalidade que refletem bem a alma artística, afinal quem é artista sabe extrair da natureza o que esta, dadivosamente, oferta, seja em cor ou na penumbra. Um retrato em branco e preto, fora de moda, e só feito sob encomenda tem uma charme singular. Nas canções há menção ao tom cinza de modo choroso, saudoso e com aquele apelo de "dor de cotovelo", eu acho o cinza bonito e elegante, e se foi escolhido como a cor da desolação, sinto muito, prazer em conhecer, sou uma pessoa desolada!

Enfim, colocando aqui o cinzento caracter no fundo branco, registro meu gosto pelo cinza, e talvez porque ele me faz preguiçosa e seja uma característica que tento não demonstrar, mas num dia assim, não posso negar. Dia sem cor vibrante, dá uma vontade de ficar se espreguiçando no sofá e assistindo tv; lendo, e comendo chocolate.Um convite e tanto, mas avante, não posso ousar e nem abusar.





https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 25/09/2019
Reeditado em 19/10/2019
Código do texto: T6753504
Classificação de conteúdo: seguro