Montagem com imagens capturadas do google.


OS CONTRASTES DO NORDESTE BRASILEIRO

Muito se fala sobre a miséria no Nordeste brasileiro, mas pouco se fala sobre suas qualidades, sobre sua exuberância natural, sobre o seu potencial.


Época de chuva no sertão

Época de estiagem no sertão.

Aqui existe diversidades de minerais. É no estado do Piauí onde se encontra a jazida de Opala Nobre, a única Opala de qualidade encontrada  do Brasil. ( pedra preciosa que produz lampejos das sete cores do arco-íris) 



Opala Nobre.

O Nordeste  é a segunda região do país produtora de petróleo e a maior a extrair  petróleo em terra.
Muitos, por falta de conhecimento, acham que é todo o Nordeste a sofrer com a escassez das chuvas, não sabendo que o litoral e zona da mata têm abundância de chuva. Chovendo praticamente durante o ano todo. 


O lindo amanhecer do sertão.

Mesmo com todas adversidades que ocorrem no sertão nordestino e com todo  problema  social  pela insuficiência  de políticas públicas, ainda assim, o Nordeste mostra ao mundo o seu potencial.  A escassez das chuvas no sertão não faz seu povo se abater nem perder a razão. Que o diga a  Europa, Ásia e África, que saboreiam  das suculentas  e doces frutas e dos crustáceos que o seco Nordeste exporta para esses continentes. Assim  como enfeitam as festas do país afora, com  as flores que saem dessa  terra. E muitos outros produtos que saem da região, tanto  para o consumo interno quanto para o externo. 

É verdade  que existe  longos  períodos de escassez de chuva no sertão;  o que faz alguns  se aproveitarem  desse fenômeno natural para a obtenção de verbas, desviando o dinheiro e quase nada fazendo para minimizar  os problemas da região. É a chamada "indústria da seca," que se não fizer o exagero que se faz, não  chega dinheiro suficiente para encher o bolso dos desonestos. 


Sertão em época de seca.

A região  Nordeste não é  tão somente essa mendiguez que a mídia divulga como se verdadeiro fosse. É certo  que quando o tempo cisma em não querer chover, muita penúria no sertão se vê, mas essa terra de gente guerreira, mostra toda força que tem, quando, das nuvens foscas, a chuva advém!


Sertão período chuvoso.

Na Educação, as escolas do Ceará e  de Pernambuco aparecem entre as melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino fundamental e do ensino médio, e são frequentemente apontadas como modelo de educação pública no país.
Pernambuco tem a maior rede estadual em tempo integral do Brasil. São 412 escolas que funcionam nessa jornada. Os números apontam que 57% dos estudantes que ingressam no ensino médio na rede estadual, estão matriculados em escolas em tempo integral, superando a meta do Plano Nacional de Educação para 2024. Conquistando índices positivos nas avaliações educacionais do Brasil.


Programa de intercâmbio "Ganhe o Mundo", do estado de Pernambuco.


Quem pensa  que  nordestino só se alimenta de buchada, rapadura e farinha, se engana; suas  variadíssimas iguarias fazem do Nordeste destaque na gastronomia. Fazem  até os turistas  mais fitness não resistirem e se renderem  aos saborosos pratos  nordestinos. Culinárias deixadas pela África, Europa e pelos nativos indígenas; sendo composta  por peixes de água doce, peixe de água salgada, carne bovina, suína e caprina; aves, frutos do mar, principalmente o camarão. E as tantas suculentes frutas tropicais com seus doces em caldas,  sorvetes, etc.


Camarão ao molho de coco 

Bolo de rolo, patrimônio cultural e imaterial do Estado de PE.

Carne de sol com macaxeira, manteiga  e queijo coalho

Doce de frutas, em calda.

Canjica, pamonha, cuscuz e milho cozido.

Buchada de bode. Prato tipicamente sertanejo.


Lagosta.
 
A estiagem prolongada, que por vezes castiga o sertão, tem lá a sua compensação, pois ela é  agraciada pela natureza com sua vasta riqueza e beleza tropical.  
A economia é impulsionada principalmente pelo turismo, com a imensurável beleza das praias de todo o litoral nordestino, famosas nacional e internacionalmente,  por suas águas mornas e  cristalinas, seus coqueIrais, falésias... Assim como as belíssimas cachoeiras no sertão.

O Nordeste apresenta também  um dos mais ricos manifestos culturais. Cada estado com seu diferencial.  O Frevo, forró, maracatú, bumba-meu-boi (este conta uma história interessante); os caboclinhos, ciranda, capoeira, reisado, afoxê, lavagem do Bonfin, côco de roda e poesia popular como o cordel, são alguns dos seus tantos manifestos culturais.


Reisado.


Frevo.


Caboclo de lança.


O Nordeste é formado por nove estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 

O Maranhão 

A capital é São Luiz. Faz  limite com a região norte. É o estado brasileiro com maior variedades de ecossistemas.


São Luiz.

É no Maranhão onde se encontra o famoso Parque Nacional Lençóis Maranhense, o único deserto do mundo que tem inúmeras lagoas de águas cristalinas.
Tem floresta amazônica,  praias,  mangues, cerrados, rios, cachoeiras e muito mais.


Manguezal.


Lençóis Maranhense.

Praia do Caburé.
A Chapada das Mesas é outro dos seus tantos pontos turísticos. Com cenários fantásticos  para se apreciar.
Nesse estado se encontra a maior quantidade de mangues da costa brasileira, formando um dos mares mais cheios de peixes e de biodiversidade do país.

 


Chapada das Mesas.

A maior cultura popular do estado é o Bumba-Meu-Boi, que é Patrimônio Cultural do Brasil, mas é no Maranhão onde a festa tem maior expressão.

Bumba meu boi.

Na cidade de Alcântara, MA, existe  uma das duas bases de lançamentos de foguetes existente no Brasil, chamada Centro de Lançamento de Alcântara,  uma das mais bem localizadas do mundo.


Lançamento de Foguetes de Alcântara.

Centro histórico de São Luiz, MA.



Piauí

Capital Teresina.


Capital Teresina.

Litoral do Piauí.

Há nesse estado grande número de lagoas, igarapés, ilhas... A praia mais famaosa é a praia de Barra Grande, que, por ser pouco explorada, é muito usada para cerimônias de casamentos. 


Praia da Barra Grande.

Praia da Pedra do Sal.

O famoso Parque Nacional da Serra da Capivara com pinturas rupestres, considerado o mais antigo sítio arqueológico da América do Sul, é  Patrimônio Pré-Histórico do país e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os vestígios se espalham de Norte à Sul do estado, cobrindo uma área de 70 cidades. Rico em arte rupestre, o sertão do Piauí tem um dos mais importantes vestígios que ajudam a recontar a origem da humanidade a partir da pré-história, portanto,  como dizia o glorioso Ariano Suassuna, a Arte no Brasil não começou com os portugueses. A arte já existia aqui, antes dos portugueses chegarem, e a Serra da Capivara prova isso.
 



Pinturas Rupestres.

Também é no Piauí que se encontra o Delta do Parnaíba, o terceiro maior Delta do mundo;



Dunas no Delta do Parnaíba.

Conta com  inúmeras cachoeiras arrodeadas de matas e rochas,
pontos turísticos muito visitados. 


Cachoeira da Bica.

Cachoeira do Tingidor.


Essas são algumas das tantas belezas e riquezas que esse estado oferece, dando a sua contribuição para o engrandecimento do Brasil.

E é a terra dos poetas Aila Brito, Lena Lustosa e Um Piauiense Armengador de Versos. 


Ceará

A capital é Fortaleza.   Estado onde apresenta um litoral com lindas falésias vermelhas.


Capital, Fortaleza.

Praia do Morro Branco.

A praia de Canoa Quebrada, um verdadeiro paraíso, é uma das  mais procuradas pelos turistas; oferecendo paisagens exuberantes que podem ser apreciadas de várias maneiras, entre elas, o passeio de buggy.

O Ceará é conhecido no país  por ser o  berço do talento humorístico, tendo lançado nacionalmente nomes como Chico Anísio, Tom Cavalcante, Renato Aragão e tantas outras celebridades.  


Canoa Quebrada.

Praia de Lagoinha.


Outra, não menos atrativa, é a praia de Jericoacoara; essa praia foi considerada uma das dez praias mais bonitas do mundo pela Washington Post Magazine, do jornal americano Washington Post



Jericoacoara.

Praia da Pedra Furada, Jericoacoara.


Complexo Crocobeach, defronte à praia do futuro, Fortaleza.

Praia do Futuro, Fortaleza.


Apesar dos longos períodos de seca no sertão, o Ceará é destaque na produção de flores e crustáceos no Brasil. 
Também possue uma das maiores reservas de urânio do mundo.


Crustáceos.


 Flores para exportação.


Guaramiranga, região serrana do Ceará, é a menor cidade do estado e atrai o turismo pela sua temperatura agradável o ano inteiro e pela sua rica fauna. Está situada numa área de proteção ambiental.


Guaramiranga.

Mosteiro dos Jesuítas, Guaramiranga, CE.

Um dos principais símbolos do Ceará é a jangada, significando a bravura do seu povo.


Jangada.

E é a terra dos nossos queridos poetas: Verdada Verdannis, Antônio Tavares de Lima, Maria Araújo, Mardielli e de Antonio de Albuquerque, que, apesar de ter fixado residência no Amazonas, é Cearense!


Rio Grande do Norte

Sua capital é Natal. Quem nasce no Rio Grande do Norte  é potiguar.


Natal.
O estado brasileiro com maior projeção para o Atlântico; pelo ângulo que seu  litoral faz, é conhecido como a "Esquina do Brasil".


Praia do Cajueiro, a esquina do Brasil.

RN é o maior exportador de crustáceo do Brasil, alternando o posto, ora com o  Ceará, ora como o Piauí. Tem um grande potencial em petróleo terrestre e, das suas salinas, são  extraídos 95% do sal do país.


Salina.

Os maiores destinos para o turismo no estado são as praias de Ponta Negra, Pipa e Genipabu.


Praia de Ponta Negra.
 
Praia de Pipa.

Praia de Genipabu.


A famosa e perene Cachoeira do Pinga;  os famosos passeios de buggy e de dromedários nas dunas... todas essas e muitas outras maravilhas atraem o turismo. 


Cachoeira do Pinga.

Passeio de buggy nas dunas.

Passeio de dromedário

 
Obs. Há apelos dos protetores de animais para que os turistas não andem de dromendários, pois, segundo eles, há sofrimento dos animais. A  ganância por mais lucros, forçam os animais a suportarem mais trabalho do que eles podem suportar. Malvadeza, né!?


RN também é a terra dos nossos queridos escritores, Ivanildonunes Dilson Poeta e Renato Rodrigues...


Paraíba

João pessoa é a sua capital.


João Pessoa.

Hotel Tambaú, em João Pessoa.


João pessoa já teve o título da segunda cidade mais verde do  mundo, só perdeu para París, na época.  

A Praia do Jacaré,  um dos pontos turísticos mais visitados do estado, é o local  de onde se assiste a um  belo  por do sol ao som do Bolero de Ravel. Lindo de se ver! Agrada  a gregos e troianos.


Praia do Jacaré.

Praia de Tambaba.

Praia de Tabatinga.


A Pedra da Boca, uma rocha com 336 metros de altura, que a erosão lhe formou  uma abertura parecendo uma boca aberta e que  está localizada na região agreste da Paraíba, é um local muito utilizado para o turismo de esportes de aventuras.

 

Pedra da Boca.

A belíssima cachoeira do Roncador, que se encontra no sertão do estado,  tem esse nome, "Roncador", por causa do barulho que a cachoeira  junto com os ventos, ao passar pelas pedras, fazem, parecendo o barulho de um ronco.


Cachoeira do Roncador.   

Ponta dos Seixas é outro local muito procurado pelos visitantes, pois além da bela praia, é o ponto mais extremo do continente, é aí também onde, pela manhã, surgem os primeiros raios de sol a iluminar o Brasil.
Por isso é conhecida como a porta do sol..
 

Ponta do Seixas.

Em época junina o forró de Campina Grande, uma das principais cidades do estado, atrai um imenso número de turistas, concorrendo com o São João de Caruaru, em Pernambuco.

É o maior produtor de cimento do Nordeste.


Forró de Campna Grande.

 

"O Museu de Arte Popular da Paraíba, localizado em Campina Grande, é a última edificação contemporânea finalizada em vida pelo arquiteto Oscar Niemeyer".


É a terra dos nossos queridos escritores  Fernando A Freire, Tereza Guedes,  Melena...



PERNAMBUCO

Sua capital é Recife. Dentre os vários apelidos que  são atribuídos ao Recife, o mais conhecido  é "Veneza Brasileira", por causa dos rios e pontes que cortam a cidade, fazendo lembrar a cidade italiana.


Boa Viagem, Recife.

Recife histórico.

Recife.


A Veneza brasileira.

Nas proximidades do carnaval, o Aeroporto Internacioanal do Recife, contrata orquestras e passistas  para recepcionarem os turistas com frevo; a pernambucana Cachaçaria Pitú oferece caipinha aos turistas e, no quiósque onde é servida, tem escrita a frase: "Brinque na paz, lapada só de Pitú". Os turistas ficam embasbacados, já chegando à cidade em clima de folia.
Com temperatura variando  entre 18° (no inverno)  a 30° (no verão).  É também a cidade do frevo, do maracatu, do Galo da Madrugada, oficialmente considerado pelo Guinness Book  como o maior bloco carnavalesco do mundo. 



Aeroporto de Recife recepcionando os turistas no carnaval.

Recife abriga o Instituto Ricardo Brennand, ou Castelo Ricardo Brennand; considerado o melhor museu da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor e,  segundo a Wikipédia, o Museu "possui a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira. Abriga ainda um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas, 27 armaduras medievais completas".





Castelo  Brennand ou Instituto Ricardo Brennand.

O primeiro grande centro  comercial inaugurado no Brasil foi em Recife, no dia 7 de setembro de 1899,  chamado -Mercado Modelo Coelho Cintra. Hoje, nesse local, funciona o Quartel da Polícia Militar. Naquela época, os grandes centros comerciais não eram denominados shopping center, mas  esse tinha a mesma suntuosidade dos atuais shoppings.


Mercado Modelo Coelho Cintra. 
Já no agreste pernambucano, tem o maior teatro ao ar livre do mundo; localizado na cidade de Brejo da Madre de Deus. Alí é encenado, todos os anos, o espetáculo teatral  "Paixão de Cristo de Nova Jeruzalém", Onde artistas da rede globo fazem os pricipais papéis.



Paixão de Cristo, em Nova Jeruzalém.

As maravilhas do Nordeste não se resumem só ao litoral, elas se estendem pelo agreste e sertão. Petrolina, por exemplo, município pernambucano que está inserido no "Polígono da Seca", juntamente com Juazeiro da BA, é o maior exportador de frutas do Brasil! E conta pra isso com o Aeroporto Internacional Petrolina -Senador Nilo Coelho, um dos principais aeroportos do Nordeste, com operação de aeronaves de grande porte e com habilitação para o tráfego aéreo internacional de cargas; recebe o mais moderno e potente avião cargueiro do mundo, o 747-800, a aeronave tem capacidade para transportar até 50 toneladas de frutas. Exportando  para a América, Europa, África e  Ásia.  E abastece  grande parte do mercado nacional com  selecionados vinhos do Vale  do São Francisco. 


Petrolina, sertão de PE.



Petrolina, Sertão de Pernambuco. Frutas para exportação.

No agreste de Pernambuco, as cidades como garanhuns, com seu festival de inverno, atrai grande número de turistas para a região;   Gravatá, outro município do agreste  que, por  seu clima ameno, conquistou o título de Suíça pernambucana e faz parte do circuito do frio, atraindo o  turismo e empreendedores. E Caruaru, também no agreste, é a terra do forró e do mestre Vitalino,  artista de artesanato de barro, cujas obras podem ser contempladas no Museu do Louvre, em Paris. 


Vista de Caruaru, PE.

Obra do Mestre Vitalino.


E se engana quem pensa  que o sertão do Nordeste é só calor, Arcoverde, Triunfo, Serra Talhada (PE), Chapada Diamantina, Vitória da Conquista (BA), Areia (PB) são algumas das cidades sertanejas  do Nordeste que no inverno o termômetro  chega a registrar  9° de temperatura.


Condomínios em Gravatá. PE.

Olinda, Cidade Histórica, irmã de Recife, é   Patrimônio da Humanidade e tem o carnaval conhecido no mundo todo, com suas ladeiras abarrotadas de turistas e seus bonecos gigantes.



Olinda.

É em  Pernambuco também onde está o paradisíaco  arquipélado de Fernando de Noronha. Suas lindas praias são ótimas para a prática de mergulhos.



Fernando de Noronha.PE.

Na medicina, Pernambuco tem o maior polo médico do Norte/Nordeste e o segundo maior do Brasil, só perdendo para o de São Paulo.


Polo Médico no bairro da Ilha do Leite. 

95 % do gesso que é consumido no Brasil  é de Araripina, sertão de Pernambuco. O polo gesseiro mais importante do país.

Das praias de Pernambuco, uma das mais famosas é a de Porto de Galinhas. Com águas cristalinas formando piscinas naturais.


Porto de Galinhas, PE.

Praia do Paraíso, Cabo, PE.


Praia de Boa Viagem Recife.

Linda cachoeira, Véu de Noiva, em Bonito, interior de Pernambuco.

Meu pai diz que todo lugar do mundo é lindo, mas o de cada um é o mais. (Risos...)

Pernambuco também é  a terra dos nossos queridos escritores/poetas: Jacó Filho, Ansilgus, Rose Galvão, Lianatins, Miguel Jacó, Mary Jun... E a minha, com muito orgulho! 

Alagoas
 
Capital Maceió. Como todos os estados do Nordeste, Alagoas encanta por suas praias de águas mornas, areia branca e vastos coqueirais.


Maceió.

Maceió é a terceira capital mais procurada pelos turistas, no Brasil, segundo dados da CVC turismo. As praias de Alagoas são consideradas o Caribe brasileiro. As mais procuradas  são: Praia do Francês, em Marechal Deodoro; Praias do Antunes e Barra Grande em Maragogi; Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres.


Praia do Francês.

Praia de Antunes

Praia Barra Grande.

Praia de Maragogi.

Praia da Ponta Verde, Maceió.

Praia do Gunga.

O estado é um dos maiores produtores de açúcar de cana e farelo de soja; exportando esses produtos para a Argélia, Estados Unidos e Canadá.
É a terra do nosso escritor/humorista Tom Torres.


Sergipe

A sua capital é Aracajú. É o menor estado brasileiro, mas não menos bonito.

 

Aracajú.
 
Os atrativos do turismo são as praias de Atalaia, Refúgio, Aruana, Dunas. A Gruta do Telhado, uma das 5 grutas mais lindas do Brasil.
Os principais produtos que o estado exporta são  suco de laranja e o cimento.
 


Praia de Atalaia. 

Praia do Refúgio, Aracajú.

Passarela para a praia de Arauana.


Praia das Dunas.
O Canion de Xingó na cidade de Canindé de São Francisco e o Forró Caju tamém são procurados pelos turistas, dentre tantos outros  no estado.
 


Cânion do Xingó.

Canidé de São Francisco.

Gruta do Telhado.


Bahia

Capital Salvador.  O estado da Bahia faz fronteira com a Região Sudeste; é o maior estado do Nordeste. Por 214 anos Salvador foi a capital do Brasil.


Salvador.
Os pontos turísticos da Bahia são de uma infinidade: O Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos mais procurados por sua beleza ímpar, localizado em Lençóis, município histórico do sertão baiano.
Pelourinho,  o Centro Histórico de Salvador, as famosas praias...


Poço Azul, Chapada Diamantina. 

Chapada Diamantina.




Pelourinho.

Elevador Lacerda.

Praia de Jeribucaçu.

Praia do Espelho.

Quarta Praia-BA.

Arraial d'ajuda- Porto Seguro. BA.

Buraco do Inferno.

Cachoeira da Fumaça.


A Bahia é um grande produtor e exportador de cacau do país.
É também na Bahia onde fica a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na cidade de Paulo Afonso.



Plantação de cacau, BA.


 
Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso.

Cachoeira de Paulo Afonso, BA.


Bahia é a terra dos queridos escritores Antonio Galdino, Jey Lima Valadares, Barret e Sônya Azevedo.


De certo que a malvada estiagem castiga muito a região sim, mas tempo adverso assola qualquer lugar do mundo; há cidades em outras regiões do país  que o termômetro chega a marcar mais  de 42 graus em determinados períodos do ano, o que é calor valendo! Ou quando o frio é intenso chegando a matar os desabrigados; e  as geadas em  outras partes do país, que chegam destruindo  lavouras...

Aí está uma pequena mostra  da grandiosidade que é o Nordeste e que alguns  desinformados preconceituam ou têm despeito. Tem  até gente chamando o Nordeste de "terrinha seca e infértil",  demonstrando total falta de conhecimento sobre os aspectos físicos naturais,  sociais e culturais do seu país.
No subsolo do sertão nordestino tem até esmeraldas e descobertas arqueológicas.



 Há quem diga que nordestino é um bando de analfabeto; sem se dar conta de  que o meio artístico e cultural nacional é enormemente abastecido por  grandes celebridades  nordestinas, como Ariano Suassuna, Caetano Veloso,  Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Rui Barbosa, Castro Alves, Chico Anísio, Paulo Freire, Irmã Dulce, Frei Caneca, Raul Seixas, Alceu Valença, Lenine, Dorival Caymmi, Sivuca, Jorge Amado, Gonçalves Dias, Rachel de Queiroz, José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, Augusto dos Anjos, Clementina de Jesus, Arlete Salles, Carlinhos Brown, Lázaro Ramos, Gal Costa, Djavan... e tantos outros nordestinos  que abrilhantaram e abrilhantam o Brasil.

Ah! E pra quem desdenha da rapadura consumida pelos sertanejos do Nordeste, este é um doce de origem açoriana (arquipélago de Portugal) em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo. "A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar e possui algumas substâncias nutritivas em sua composição".


Rapadura.



Obs.: Todas as imagens foram colhidas do Google, exceto a que eu estou no Complexo Crocobeach, na praia do Futuro, Fortaleza.
Joselita Alves Lins
Enviado por Joselita Alves Lins em 25/09/2019
Reeditado em 03/10/2019
Código do texto: T6753918
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.