Conversa vai... mev asrevnoC - 01

Por Airton Soares

Marcadores: palestra GOETHE trova FOSSA etimologia

PALESTRA

Anteontem, a convite do professor Augusto Cruz, fui fazer palestra para o pessoal da FAC - Faculdades Cearense - Fortaleza - abordando o tema "Literatura de Cordel: Arte & Manha." O público alvo: Alunos e professores do Curso de Turismo. Segundo o professor Augusto, minha palestra superou as expectativas.

É ISSO

por mais consciência que você tenha do bom desempenho do seu trabalho, a última palavra é a do cliente. A qualidade mora "do outro lado / do lado de lá / do lado / que é lá do lado de lá."

CONHECIMENTO & DÚVIDA

Na ocasião citei o escritor, poeta e filósofo alemão Goethe: "Só sabemos com exatidão quando conhecemos pouco; à medida que vamos adquirindo mais conhecimentos, instala-se a dúvida."

TROVA FEIA...

Enquanto estruturava a palestra, lembrei de uma trova feia, machista, que há muito habitava o meu subconsciente:

A quem interessa possa

digo aqui o que me atormenta:

casar e sair da fossa*

ou comprar uma jumenta!

NÃO ME REFUTEM

não me apedrejem, apenas caricaturei o "zeitgeist" da época. Nos anos 60... 70 era muito comum se ouvir, com a turminha da esquina, essas grosserias contra a mulher: Não sei se case ou compre uma bicicleta; Não sei se case ou compre um botijão de gás. "NadaZavê", mas se dizia.

ESTÁ NA FOSSA*

Você, jovem leitor, que visita este espaço, com certeza desconhece essa expressão.

CUIDO EM EXPLICÁ-LA:

Mas, para tanto, criemos o seguinte cenário: - Um soldado passa dias e mais dias em um fosso [ buraco grande] sem poder... Perfeitamente! Todas as suas necessidades eram feitas ali mesmo no buraco e quando batia a saudade dos amigos, da namorada e da família, ele tirava um retratinho do bolso ou outra lembrança qualquer e ficava horas e horas curtindo a ausência do ente querido no fosso.

DAÍ POR EXTENSÃO

se dizer que fulano está na fossa e que não precisa, necessariamente, ser soldado na guerra espreitando o inimigo dentro de um buraco.

É BOM DIZER:

Fiquei feliz e recompensado por mais um trabalho que fiz em forma de Arte. Fiz por onde. Agora, aqui em meu monastério, atento aos rumores e aos ruídos mundanos, mais uma vez, amolo o machado para um novo prazeroso desafio, na semana entrante.