VERDADES VERÍSSIMAS - PARTE II

O que ficou faltando (1):

O TEMPO E O VENTO - Minissérie, 25 capítulos, 1985, baseada na trilogia homônima de ÉRICO VERÍSSIMO. Narrativa parcial da história de formação do estado do Rio Grande do Sul - de 1777 a 1895 - através da família Terra Cambará e lembranças de Bibiana: avó Ana Terra, marido Rodrigo Cambará, filho Bolívar, a ligação deste com Luzia, a "Teiniaguá" e neto Licurgo. ----- A primeira parte da obra do escritor gaúcho, "O continente", foi desenvolvida a partir de quatro estórias: "Sobrado" (lutas políticas no Rio Grande do Sul), "Ana Terra" (narrada através da ótica do universo feminino, super heroína - temas de maternidade-solidão-fidelidade-sensibilidade), "Um certo capitão Rodrigo" (história da formação do gaúcho no século XIX) e "Teiniaguá" (conflitos psicológicos dos descendentes de Rodrigo e de Bibiana, enfatizando a estória de Teiniaguá, princesa moura encantada). Enredo: Em Sete Povos das Missões, lugar que atravessa fase de progresso, o jesuíta espanhol vê nascer Pedro, menino mestiço, o Pedro Missionário que falará com Nossa Senhora e terá estranhas visões. O lugar é destruído pelos portugueses, comandados por Gomes Freire de Andrade; já moço, Pedro foge, chega ao sítio da família Terra, onde conhece Ana, a engravida e é assassinado pelos irmãos da moça. Um ataque de bandidos espanhóis destrói o sítio dos Terra, Ana, forte e corajosa, assume o comando da família e leva seu filho Pedro para Santa Fé, unindo-se a um grupo de colonos. Pedro constitui família e a filha Bibiana casa-se com o aventureiro Capitão Rodrigo Cambará, apesar da oposição das famílias Terra e Amaral - nasce Bolívar, Rodrigo abandona a família, volta à vida de aventuras e morre. O povoado de Santa Fé continua a crescer. Chega a família de Aguinaldo Silva, homem rico através da usura. Bolivar apaixona-se por Luzia, neta de Aguinaldo - Bibiana opõe-se ao casamento. Entretanto, através do casamento, recupera as terras hipotecadas pelo avô - nasce o filho Licurgo. Durante uma revolução em Santa Fé, lutam os Terra-Cambará contra os Amaral - Bolívar morre. Licurgo é educado por Bibiana; Luzia morre de câncer; Licurgo Cambará comanda a família contra o clã dos Amarais. A família Cambará defende a República e a Abolição da escravidão, já os Amarais são monarquistas e escravocratas. Licurgo liberta seus escravos, torna-se amante da cabocla Ismália Caré porém Bibiana o influencia a casar com a prima Alice Terra. Na revolução de 1893, Licurgo comanda os republicanos em luta contra os maragatos, mais conservadores - estes cercam o sobrado onde Alice dá à luz uma criança que morre por falta de cuidados médicos. Maria Valéria, herdeira das tradições de Ana Terra, estabelece seu poder no clã. Bibiana está completamente senil. Os republicanos vencem a luta em Santa Fé. ----- Ousadíssima minissérie, homenagem aos 20 anos da TV Globo, envolvendo no projeto cerca de cinco mil pessoas, cem personagens e quase seis mil figurantes. Palavras de Fernando Pessoa, poeta português: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena."

-----------------------------------

LEIAM meus trabalhos "Memórias de novelas e seriados".

FONTES:

Novamente recortes variados... + "Nostalgia", de Olívia Mendonça - Rio, jornal O Globo, recorte sem data.

(Segue.)

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 26/09/2019
Código do texto: T6754729
Classificação de conteúdo: seguro