DEUS É UM MISTÉRIO.

QUEM É DEUS PARA VOCÊ?

Por Honorato Ribeiro.

É UMA PERGUNTA CATEQUÉTICA. E a resposta diz que Ele é um espírito perfeitíssimo criador de todas as coisas visíveis e invisíveis e o seu reino não terá fim. E ainda diz que Deus não tem corpo como nós e não teve princípio e nem terá fim. Quem é Deus para você? Mas Deus que quis nascer como pessoa humana, se encarnou no seio de uma virgem mulher: Maria a santa e imaculada e nasceu, numa cidade paupérrima, da classe mais paupérrima por nome de Anauim. Essa classe não acumulava bens materiais, somente o necessário. João Batista fazia parte desta classe. (Zelotes) Mas Jesus cresceu e saiu para com sua ideia própria, ensinamento próprio dele, quis revolucionar o mundo e quebrar as cadeias da prisão emocional. Desafiou os doutores da Lei e disse que Deus era seu Pai. E mais misterioso é que ele desafiou todo mundo até os dias de hoje: Eu e o Pai somos uma só pessoa; quem me ver, vê o Pai. Ele contou várias parábolas, história criada para quem o ouvisse compreendesse melhor o que Ele estaria falando. Duas delas, que irei desenvolver aqui é: O FILHO PRÓDIGO e a do SAMARITANO.

A do filho pródigo é uma história verídica de nossa própria história, pois nós esbanjamos as riquezas da Terra, dos rios, dos mares, das matas, mas tudo é de Deus e nada é da gente, nem mesmo a nossa vida. Somos todos mendigos e pedimos a Deus saúde, trabalho, fazemos promessa que não podemos pagar, pois tudo já é Dele. Somos todos pródigos e esbanjadores da riqueza de Deus.

Agora vamos dizer a verdade. Quem somos? Devíamos ser samaritanos, mas não o somos. Esquecemos de escolher um só senhor: Ou Deus ou o dinheiro. Mas a maioria escolhe o dinheiro, pois ele dá poder e fama. O que Jesus nunca quis ser e morreu como um intruso e um homem que não media as palavras, quando sentia o gosto da verdade. Quem é Deus para você? O outro? O inimigo? Os que vivem nos cárceres e doentes nos hospitais? Pois é. Difícil não é? Deus é dos miseráveis. Dos desgraçados e excluídos. E muitos abominam estes personagens e têm até ódio deles. Vejam as manchetes de jornais! Caim está solto e tem na sua testa um sinal que Deus lhe deu, para que todos saibam quem o é.

Mas a minha pergunta é: Quem é Deus? Todos falam o seu nome todas as horas, mas em vão, pois Deus está em toda parte e em tudo que é vida, que tem vida, Deus está presente. Criaram religiões e igrejas, coisa que nunca Jesus criou e nem disse o que escreveram nos evangelhos. Os fatos dos fatos da primeira Bíblia escrita, é a primitiva e nós não a temos; a nossa é cópia por cima de cópia e milhares de cópia que quem ouviu escreveu o que ele entendeu. Como corrigir agora? Basta a fé, dizem os teólogos. Mas fé sem razão não é fé e sim fetichismo religioso. Nas igrejas estão cheios de papagaios rezadores, mas não conhecem quem é Deus. Deus é o que eu penso, diz uns; outros dizem: Deus é aquele que, quando eu preciso dele ele me socorre. Outros dizem que Deus é aquele que está com o chicote na mão, e quem errar, Ele castiga. Mas Jesus veio nos ensinar quem é mesmo Deus. Deus é Pai de todos e nós todos somos irmãos. E é assim que nós vivemos? Irmãos só de pai e mãe. O outro, nem quero saber quem é ele. E o “Amai uns aos outros como eu vos amo, fica somente em frases soltas. Somos todos hipócritas e menos samaritanos.

Honorato Ribeiro dos Santos, professor de teologia.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 05/10/2019
Código do texto: T6762019
Classificação de conteúdo: seguro