CUIDADOS AO REENCONTRAR AMIGOS

CUIDADOS AO REENCONTRAR AMIGOS

As pessoas envelhecem e levam consigo a carga das experiências vividas, boas ou más. Nos últimos anos passei por diversas ocasiões de reencontrar amigos de longa data e, como pertenço a muitas tribos devido a uma vida de diversificadas atividades, guardo com muito carinho na mente e no coração cada uma das pessoas que tive um contato mais estreito. Esse sentimento de pertencer a vários grupos de pessoas não é privilégio meu, a maioria das pessoas tem a turma da escola, da rua em que moraram na infância, da empresa ou empresas que trabalharam, do esporte que praticam ou praticaram, turma da faculdade, etc. Para evitar constrangimentos com amigos, elaborei uma cartilha de como proceder nas ocasiões de encontro de turmas de velhos amigos que não vemos há tempo:

Regra nº 01:- Faça um crachá de identificação com um retrato da época que esteve junto com os amigos da mesma turma, com seu nome e, se tiver, o apelido pelo qual era conhecido. Se houver apelidos que você odiava, não se acanhe, coloque também. Provavelmente seus amigos irão adorar vê-lo putíssimo quando chamado de “Peido de Velha”, “Arrombado”, “Mapa do Inferno” e outras alcunhas carinhosas. Conheci um cara chamado de “Lambe Rugas” por sair só com mulheres mais velhas, e um baixinho muito gordo que tinha ataques de ódio quando chamado de “Pulga Prenha”. Assim será imediatamente reconhecido por aqueles que não o veem há muito tempo. Qual amigo de verdade que não adora gozar com a cara de outro?

Regra nº 02:- Quando for cumprimentado por um cara que nem imagina quem é, calma. Se ele o reconheceu é por que você deve conhece-lo também. Mantenha a conversa e não se avexe de, em último caso, perguntar, se ele estiver sem crachá, quem é. Isso pode evitar a criação de situações embaraçosas se você comentar de uma gostosa ou da burrice de alguém, que podem ser parentes da pessoa. Recomenda-se aguardar até conseguirmos identificar o sujeito. Os amigos mudam, ficam carecas, gordos, de cabelo branco, cheios de rugas. Como você.

Regra nº03:-Não fale de sexo. Esse assunto é coisa do passado.

Regra nº04:- Escolha assuntos compatíveis com a idade dos amigos: doenças, amigos que já se foram, remédios para artrose, reumatismo, queda de cabelos, etc. Perguntar onde anda aquela irmã gostosa pode, mas sem mencionar esta qualidade da moça, hoje provavelmente uma senhora irreconhecível. Se o sujeito for casado com uma das mais gostosas da turma, evite perguntar algo, mas se sua curiosidade for muito grande aborde o assunto cuidadosamente. Outro assunto que rola nessas oportunidades é demonstrações de conhecimento de pessoas da época: - “Porra, o Lazinho, primo do Béco, que casou com a Leonor, que separou dele e ficou com o Basílio, vizinho do Nestor Alves, da oficina de bicicletas, lembra?”. Fazer o que, fale que lembra.

Regra nº05:-Essa é difícil. Procure não se derreter de emoção e tentar conversar com todos os presentes. Vá conversando com um ou outro, tranquilamente. Lembre-se que, agora já passados tantos anos, quaisquer diferenças ou inimizades antigas se desfizeram e o que importa hoje é que os presentes fazem parte de sua vida e, como você, estão ali para resgatar lembranças e reviver suas origens. Curta isso.

Regra nº 06: Lembre-se que ali, a maioria sabe de sua origem e alguns de seus defeitos antigos. Não queira bancar o bacana. Calma. O pessoal te conhece.

Regra nº07:- Agradeça a Deus cada momento passado com seus amigos.

Por hoje é só. Peço a meus amigos que sugiram outras dicas. Porque não há nada mais maravilhoso que ter o que recordar com amigos as coisas boas e ruins, por que não, que possuem em comum.

Paulo Miorim 08/10/2019

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 08/10/2019
Código do texto: T6764325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.