Sobre estrada, troca de idéias ou frutas

FILHA e PAI conversam. Assuntos menores, palavras e risadas. Trocas sobre a semana.

Viagem segue tranquila.

Rádio desligado. Clima ameno, ventinho, brisa suave. Paira um bom humor no ar. Ambos esperaram por aquele passeio. Momento bom.

Naquela altura da viagem a estrada estava cansativa já. Três horas sem parar e sem curvas. Só retas e vegetação rasteira.

Mas o silêncio não incomoda a quem está bem. Estavam bem.

Foi quando ela disse:

- Pai, quer fruta? Tenho na mochila.

- Também tenho na bolsinha térmica. Bananas.

- Maçãs... Ela sorriu.

- Troco duas bananas por duas maçãs. - Pode ser.

E trocaram. E comeram sem pressa, ainda naquele silêncio tranquilo.

Ele:

- Filha, qual a diferença entre trocar frutas ou trocar idéias?

- Fruta a gente come e idéia a gente pensa?

- Também. Mas não é só isso.

Silêncio de dois longos minutos. - Posso te falar?

- Fala logo, Pai, qual a diferença?

- Lembra disso: Quando eu troco frutas com você, se cada um tem duas, a gente troca mas continuamos cada um com duas, embora diferentes. Quando trocamos idéias, eu te dou duas e ganho duas de você. Mas cada um de nós vai embora com quatro!

- Óbvio.

A filha ligou o som. Rádio local, programação diversa.

- Pai... ouve... sabe...

- Hum?

- O bom das idéias é que elas sempre somam e multiplicam. Mesmo se forem divididas ou subtraídas. É só isso. Entendeu?

O sol poente avermelhava o horizonte, tranquilo. Poucas nuvens. Tarde linda. A imagem do asfalto seco e cinza confrontava-se com verdes distintos e distantes da paisagem lateral.

Cwb - 2016

Cleyton Borges (Crônicas no Rascunho)
Enviado por Cleyton Borges (Crônicas no Rascunho) em 08/10/2019
Código do texto: T6764700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.