SÃO SÓ CONJETURAS. APENAS CONJETURAS.

80.878

Rio de Janeiro, 10 de Outubro de 2019.

O humano perdeu-se! Primeiro quando criou ou inventou o dinheiro, mas também quando inventou a mentira. A partir disso, promoveu e provocou sua própria ruína, porque abandonou as premissas da verdade e da realidade, deixando-se levar por nuances distorcidas.

E ao criar as armas, pretendendo defender-se dos animais ferozes que o cercava, logo a seguir usou-a para aniquilar seu semelhante. Daí esse horror que vemos hoje, com a morte exagerada de gente, de forma sórdida e mórbida, fazendo a vida não valer nada.

Mas paralelamente enveredou por caminhos difíceis. Criou a malandragem, a esperteza, as maracutaias e afins. Descambando para a desfaçatez. Seguindo em frente, desenvolveu a ganância, visando abocanhar tudo à sua frente. Com isso criou o monopólio. Mas também o oligopólio. E não parou mais de criar outras coisas terríveis.

O andamento disso tudo terminará só de uma forma: sua própria destruição. E nem anda faltando tanto tempo para isso. Alguns expertises desses assuntos preveem, no máximo, só mais um século. E talvez nem isso. Mas que não nos preocupemos com nada. Vivamos, apenas.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/10/2019
Código do texto: T6766224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.