Vila Velha. Santuário de Nossa Senhora da Penha. A grande emoção no retorno.

Neste estágio de vida em que alcancei a designação de sexagenário, pude vivenciar inúmeras e gratificantes emoções, acreditando ser um privilegiado e abençoado por ELE, todo poderoso.

No ano de 1948, quando, com sete anos, acompanhando os meus saudosos genitores, estive residindo, temporariamente, no estado do Espírito Santo. Devido à natureza do serviço de meu pai éramos (eu e os demais irmãos) obrigados, trimestralmente, visitar cidades vizinhas de Cachoeiro do Itapemirim, onde estávamos efetivamente instalados. Naquela época permanecemos também nas localidades de Safra, Guarapari e Inconha. Nesta última, nasceu um de meus irmãos, atualmente, residindo no Rio de Janeiro.

Sem que houvesse previsão de retorno à nossa cidade de origem, o Rio de Janeiro, os meus pais se viram na circunstância de batizar o irmão capixaba, naquele estado do Espírito Santo. Para tanto, escolheram o Convento de Nossa Senhora da Penha situado na cidade de Vila Velha, próxima à capital, Vitória. O evento religioso aconteceu em novembro daquele mesmo ano e ficou gravado em minha memória até a atualidade como um fato maravilhoso, realizado num local mágico e inesquecível.

Pode parecer caso raro eu, cidadão aposentado há cerca de 12 anos e que participa de várias excursões, não ter retornado, durante este longo tempo, à região praiana e de fácil acesso, embora estivesse consciente de que o fato me traria recordações sublimes.

A oportunidade de concretizar o meu anseio de poder reviver lembranças de um passado glorioso, efetivamente ocorreu no final da semana que compreende as datas de 27 a 30 de setembro último.

Com um animado e alegre grupo de amigos de Miguel Pereira e das cidades de Paty do Alferes, Vassouras e Barra do Piraí, pude desfrutar de momentos descontraídos e de visível confraternização.

Foram três dias de completa animação, uma vez que ficou notada a presença da amizade entre os participantes.

Evidentemente que constava do programa a visitação ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, realizada por mim com a expectativa esperada, isto é, proporcionando-me a recordação de um acontecimento marcado, principalmente, pelas presenças constantes em meu coração das imagens de meus inesquecíveis pais. Retornando ao lar, agradeci a DEUS por ter me permitido a realização de algo que tanto almejava.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 01/10/2007
Reeditado em 09/10/2007
Código do texto: T676733