DE COMPLEXIDADES E COMPLICAÇÕES

81.156

Rio de Janeiro, quarta-feira, 16 de outubro de 2019

As complexidades humanas são infinitas e perenes, não havendo como mensurá-las, mesmo que alguém se proponha a tal propósito. E, claro, tal processo nunca cessará, porque se a vida e o mundo continuam, tais complexidades seguirão o mesmo rumo.

Mas há também uma certa peculiaridade que ajuda a ilustrar isso. A raça humana não gosta da simplicidade, da coisa comum, até pelo contrário, costuma enveredar, sempre, por caminhos complicados. A isso podemos chamar e/ou classificar como puro paradoxo.

Mesmo não sendo filósofo, costumo fazer algumas afirmações que possuem tal cunho, haja vista que existe um conteúdo e uma mensagem nelas. Algum tempo atrás fiz a seguinte citação: tudo já se pensou, falou e escreveu: só falta fazer. E pelo menos até agora não tomei ciência de que tal afirmação já tenha sido expressada por alguém. Pelo menos.

Numa outra matéria nesse mesmo espaço abordei sobre o "falar mal de alguém". E quase sempre há um equívoco nessas ocasiões, porque falar mal de alguém quer dizer fugir à verdade sobre ela, porque quando se fala o defeito, as falhas ou os erros de alguém, e esta pessoa incorre nisso, não se está falando mal dela. A semântica explica isso. Ou quase, diga-se.

Infelizmente o ser humano também não gosta de encarar a verdade e a sinceridade, de frente. Daí criou o eufemismo, para suavizar o que pretende dizer de forma direta. E, pior, consegue engabelar o próximo com isso.

Nesses tempos modernos tudo anda se complicando de uma forma profunda, porque anda se criando situações pra lá de esdrúxulas no que tange às relações humanas. Mas poucos, uns raros, observam tal processo. Daí que a humanidade anda se deixando enganar profundamente.

O mistério é saber onde tudo isso irá parar. Quem quiser, souber ou puder, que o diga. Os agradecimentos são antecipados.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/10/2019
Código do texto: T6770894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.