É engraçado como de repente a vida começa a ficar leve e você passa a entender que muito poderia ter sido evitado, se a experiência fosse carga de nascimento e não de vivência; é tão surpreendente que sequer tenta alterar a natureza, apenas permite, se permite; não se afoba pra ser dono da verdade SOBRE ASSUNTOS polêmicos e passa a vez no veredicto; se dedica a permitir que uma imagem fraudulenta sobre outra pessoa seja desfeita com “não será fofoca?”; não se preocupa mais em dirigir (nem carro/nem a vida), porque compreende que tudo é colheita e se não plantou, vai ter que correr atrás do prejuízo. Se respeita e passa a perceber que o Instagram tem os melhores filtros, mas que a praia não nega seus quilos extras, não tatua suas estrias, não reduz celulites e nem “levanta os caídos”, inclusive a autoestima; não prende nada e nem ninguém, já abriu os cadeados e agora permite que voem, mesmo que isso lhe custe uns soluços, umas noites em claro, um coração na garganta, um AVC emocional, um enfarte da alma, uma morte interna, um caos, uma ressurreição; descobre que não é responsável por nada que não seja por si e suas escolhas/atitudes; traça metas, mas muda a rota, atualiza o seu GPS interno (navegação via mapa dos sonhos), passa pela ponte, pula o muro, chuta o balde ( mas corre pra pegá-lo), passa pela peneira, muda o cabelo, mas não o domina (e nem quer), chuta o pau da barraca (ela cai e você remonta sem culpa); mas, apesar de tudo, agradece. E pra rasteira da maturidade que te joga no chão centenas de vezes, você levanta e pergunta: Já acabou, Jéssica*?

*
Já acabou, Jéssica - Expressão de domínio popular cujo significado é levantar-se depois de apanhar e continuar a luta. Foi criada a partir de uma briga escolar entre duas adolescentes cujo vídeo viralizou na internet ficando entre os toptrends do Twitter e se tornando um meme. Após apanhar a vítima levanta, se arruma e pergunta: já acabou Jéssica.
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 16/10/2019
Reeditado em 16/10/2019
Código do texto: T6771145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.