Paris, 1930... (BVIW)

É interessante, como algumas imagens ou vídeos despertam a curiosidade de um tema, e a partir dessas leituras e pesquisas as informações e links se conectam, lembrando as notas de rodapé de um livro.

Esses dias, assisti a uns vídeos sobre restauração de objetos antigos, um deles mostrou um espremedor manual de ferro, cobre e madeira que era usado para extrair suco de uva (Grape Juicer) e foi fabricado em Paris, em 1930. O objeto estava enferrujado, mas ainda mantinha suas características: gostei dos suportes - três patas de leão. Na apresentação do vídeo o espremedor foi desmontado, limpo e pintado, resultando em um lindo trabalho.

As etapas da restauração lembraram-me, quando trabalhei em um escritório de um Atelier de Restauração de obras de arte (quadros, fotografias, livros). Desde criança já me interessava SOBRE ASSUNTOS relacionados à restauração, histórias dos objetos... e mais tarde tive a oportunidade de observar as telas que chegavam ao Atelier em péssimo estado de conservação e, aos poucos, graças as técnicas e carinho dos restauradores voltavam à vida.

Sempre que via um quadro restaurado, me emocionava, pois parte da energia do artista que pintou a tela renascia em cores e molduras ornadas com folhas de acanto. Quanto à Paris em 1930, ano de fabricação do utensílio, que inspirou esta crônica, assisti outros vídeos: assuntos para outros textos...

***

https://www.youtube.com/watch?v=xr6GazQ_hPw

Rusted grape juicer with lion legs - restoration (with test)