OS CÃES LADRAM E AS CARAVANAS PASSAM

A CARAVANA PASSA E OS CÃES LADRAM

Era a frase preferida por Ibrahim Sued, famoso colunista social, já falecido, ao se referir a seus detratores gratuitos. Não se preocupava em se defender. Dizia que sua conduta falava por ele. Vinha-me à mente, então, cenas de filmes passadas em desertos áridos, com as caravanas formadas por um grande número de camelos, adentrando à cidade, elegantes e impassíveis, sem dar a mínima para os cachorros que latiam a sua passagem.

Era esse o Ibrahim! Comparava-se às grandes caravanas de camelos, e seus difamadores a simples cães ladrando.

Era verdadeiramente um filósofo popular. Era melhor dar o desprezo, que valorizar quem não tinha valor.

Hoje vejo nas redes sociais pessoas que não têm a menor importância, em termos de comunidade, atirar pedras em quem trabalha, criarem notícias falsas, caluniarem e difamarem em linguagem de baixo padrão moral e intelectual, sem se dar conta, inclusive, que se expõem a penalidades legais.

Voltando a Ibrahim, dizia ele, também, que só se atiram pedras em árvores que dão frutos.

Quanto a nós, preferimos ignorar e fazer ouvidos de mercador ( daqueles que passam nas caravanas) diante de tanta sandice , imitando os camelos, em sua marcha cadente e altiva, carregando em nossos alforjes amor, cidadania e compromisso comunitário.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 20/10/2019
Reeditado em 20/11/2021
Código do texto: T6774719
Classificação de conteúdo: seguro