Disfunção da política brasileira

Os números e os fatos do dia a dia comprovam a existência de graves problemas sistêmicos na política brasileira.

A questão não é mais só a legalidade do modo como os políticos chegam ao poder, e também sim, o modelo fracassado de administrar. E acredite! Desse modo, não vai resolver nunca os problemas do país.

O Brasil precisa de reformas mental e ética em quem vota e em quem é votado.

O tom crítico do cidadão sobre isso não chega a ser novidade. Até o mais leigo percebr que não é desse modo que a vida do país vai melhorar.

Vivemos um sistema onde se privilegia uma classe social que é formada pelos "nobres" que detém a herança e o monopólio do poder.

Não é só honestidade, vontade, querer. É preciso muito mais. Agir de verdade em favor do cidadão e não em interesse próprio ou a favor do seus pares.

O fato é que o modelo político brasileiro fracassou e se tornou disfuncional a ponto de a corrupção ser inescapável e um bom governo é constantemente impedido.

A avaliação que se tem a começar pelo nível local, nossa cidade de Boa Viagem, é que essa última remessa de eleitos (legislativo e executivo), após três anos, está deixando o município e seu povo na mais profunda crise, e esse é um retrato do Brasil. Aqui temos cidade afundada no ápice do retrocesso e isso é muito grave cabendo uma reflexão. Os indicadores apontam para uma crise ainda maior, visto que não se tem nenhuma previsão de melhora no sistema administrativo do governo local.

O que está claro é que não foi só o país que desabou e sim cada cidadão que aqui vive, tendo que enfrentar três grandes crises: econômica, ética e política.

A crítica a esse processo político não é nenhuma defesa a qualquer outra ideologia. Existe uma terrível confusão neste sistema que precisa ser julgado o quanto antes por todos.

Não é um salvador nacional que vai mudar isso e sim cada um de nós. E mesmo assim o resultado estaria longe da perfeição.

VR Rodrigues
Enviado por VR Rodrigues em 27/10/2019
Código do texto: T6780372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.