ANGÚSTIA

ANGÚSTIA É A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE PRECISA SER RESOLVIDA E EM FACE DE UM MOMENTO NO TEMPO QUE BATE À PORTA PEDINDO POR SOLUÇÃO. NÃO ACREDITO EM ANGÚSTIA DO PONTO ZERO, DO NADA. SE HOUVER UMA PROCURA MINUCIOSA E SINCERA, HAVERÁ TAMBÉM UMA RESPOSTA.

A ANGÚSTIA NASCE MUITAS VEZES DO CONFLITO ENTRE O EU DEVO E O EU POSSO, PORQUE MUITAS VEZES A PESSOA SABE QUE DEVE TOMAR UMA ATITUDE EM RELAÇÃO A DETERMINADO ASSUNTO, MAS ELA DÁ DE FRENTE COM UM BLOQUEIO SEJA ELE ABSTRATO OU CONCRETO, MAS SEMPRE REAL, POIS UMA VEZ QUE ESSE BLOQUEIO IMPEDE O INDIVÍDUO DE DAR UM PASSO À FRENTE, ELE JÁ EXISTE DE FATO, PELO MENOS EM SUA CAPACIDADE DE LIMITAR OS PENSAMENTOS E O ATOS DO SUJEITO.

DESSA FORMA, A ANGÚSTIA NÃO É FRAQUEZA, NÃO É COVARDIA, NÃO É FRESCURA, NEM AUSÊNCIA DE FÉ.

A ANGÚSTIA É COMO UM CACHORRO QUE MORDE O CALCANHAR DE ALGUÉM E QUE SE ALIMENTA JUSTAMENTE DA LUTA ENTRE O SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA E O TEMPO EM QUE SE ESTIPULA A CONSECUÇÃO DE ALGUMA COISA. POR EXEMPLO, O TRABALHO A SER ENTREGUE EM CURTO PRAZO, A META A SER BATIDA CONQUISTANDO A CONFIANÇA DE CLIENTES, A CONSTATAÇÃO DE QUE JÁ ESTÁ EM UMA CERTA IDADE E NÃO CONSEGUIU O PATRIMÔNIO DESEJADO, ETC.

ENFIM, PARA QUEM OBSERVA, O CACHORRO É PEQUENO, MAS PARA QUEM SENTE A MORDIDA, PARECE UM CROCODILO. APESAR DISSO, SABE-SE, RACIONALMENTE, QUE EM ALGUM MOMENTO ESSA DOR VAI PASSAR, MAS EMOCIONALMENTE, O QUE CONTA É A DOR DO MOMENTO.

NO ENTANTO, APESAR DA DOR QUE A ANGÚSTIA CAUSA E DA SENSAÇÃO DE FRACASSO, É PRECISO ENFRENTÁ-LA E CHAMAR A ESPERANÇA PARA AJUDAR A CHUTAR A ANGÚSTIA PARA LONGE.

E CRER EM DEUS QUE A SEU TEMPO SEMPRE ESTARÁ EXALTANDO OS QUE O BUSCAM COM SINCERIDADE, E COM ESSA FÉ AFIRMAR COM CONVICÇÃO, COMO FIZERAM PAULO E TIMÓTEO EM SUA CARTA AOS FILIPENSES 4:13, POIS ELES AFIRMARAM: "POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE".

ASSIM, CRENDO QUE EM 'TODAS AS COISAS' ESTÁ IMPLÍCITO O IMPOSSÍVEL, QUE MORRA O CACHORRO DA ANGÚSTIA DE INANIÇÃO, ENQUANTO AINDA QUE PAREÇA LOUCURA, A CERTEZA DE QUE TUDO VAI FICAR BEM NO FINAL VENHA ALIMENTAR A ALMA DOS FAMINTOS DE PAZ DE ESPÍRITO. PORQUE A ANGÚSTIA QUER ACEITEM, QUER NÃO ACEITEM, SE CONSUMA TRAZENDO DESASSOSSEGO AO SEU PORTADOR.

NÃO QUE SE DEVA CRUZAR OS BRAÇOS E ESPERAR QUE TUDO SE RESOLVA, MAS FAZER O QUE ESTÁ AO ALCANCE, POIS OCUPAR AS MÃOS AJUDA A DESOCUPAR A MENTE, OU PELO MENOS ALIVIAR O PESO QUE CARREGA. MUITAS VEZES, A PRESSÃO É TÃO GRANDE QUE A PESSOA SENTE-SE ACUADA, NÃO CONSEGUE PENSAR NUMA SAÍDA. OS LATIDOS DO PROBLEMA NÃO A DEIXAM VER UMA SAÍDA, OU SE DAR CONTA DE QUE MESMO SENDO ACUADA, AINDA É MAIS FORTE DO QUE AQUELE QUE LHE ACUA.

NESSES MOMENTOS, ORAR É A MELHOR ATITUDE, POIS ORAR TAMBÉM É UMA FORMA DE AÇÃO E COMO ESTÁ ESCRITO EM TIAGO 5:16, "A "ORAÇÃO DE UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS."